Secretaria da Educação mobiliza estudantes baianos para a eleição de líderes de classe

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Eleição de líderes de classe no Colégio Estadual Bento Gonçalves, em Salvador.
Eleição de líderes de classe no Colégio Estadual Bento Gonçalves, em Salvador.
Eleição de líderes de classe no Colégio Estadual Bento Gonçalves, em Salvador.
Eleição de líderes de classe no Colégio Estadual Bento Gonçalves, em Salvador.

Mais de 45 mil estudantes da rede estadual deverão ser eleitos líderes de classe para o ano letivo 2018. O processo será realizado pela Secretaria da Educação do Estado, entre os dias 9 e 12 de abril de 2018, mas as escolas já estão sendo mobilizadas com a participação de representantes dos colegiados escolares e dos grêmios estudantis, que dialogam com os estudantes sobre a importância desta liderança, para contribuir com a gestão democrática e participativa das escolas.

No Colégio Estadual Senhor do Bonfim, em Salvador, as eleições para líderes de classe se tornaram um dos principais assuntos discutidos no horário do intervalo. Segundo o vice-diretor do colégio, Fabiano Rocha, o momento está sendo de articulação para o levantamento de candidaturas. “Ficamos na supervisão, observando a articulação deles e com a parte de documentação, mas o protagonismo é dos estudantes. Eles já começaram as conversas com as turmas e até já estão coletando nomes dos possíveis candidatos, para que possam elaborar suas propostas de atuação”, afirmou.

No Colégio Estadual Monteiro Lobato, em Firmino Alves, a 519 quilômetros da capital, na região sul do estado, os membros do Colégio Escolar também estão engajados na atividade. “Começamos nesta segunda-feira a mobilização aqui na unidade. Estamos contando com a colaboração do Colegiado Escolar que está participando das visitas às turmas e da conversa com os estudantes. Estamos falando sobre a eleição, sobre o cronograma e a importância do líder para a turma e para o colégio”, comentou a vice-diretora, Cicleide Soares.

Os estudantes eleitos nas funções líder e vice-líder de classe serão os interlocutores da turma junto à comunidade escolar. Entre as atividades, eles devem cuidar do interesse coletivo, identificando as necessidades da turma relativo à melhoria do processo de ensino e aprendizagem e estimular o bom relacionamento da turma, através do diálogo.

A coordenadora de Articulação de Projetos para a Juventude da Secretaria da Educação do Estado, Helaine Souza, disse que esta será a quarta eleição para líderes de classe na rede estadual. “A rede estadual está caminhando para o 4º ano de eleição de líderes de classe, potencializando a gestão democrática e qualificando as escolas. Com isso, os estudantes estão se engajando nas atividades da unidade, proporcionando e impulsionando a melhoria do aprendizado e do relacionamento com os colegas, professores, além do aprimoramento da gestão e da Educação da Bahia”.

Cronograma da eleição

Até 28 de março – Mobilização dos estudantes nas escolas por meio de reuniões e seminários internos para discutir as atribuições dos líderes de classe;

2 e 3 de abril – Constituição da Comissão Eleitoral;

4 a 6 de abril – Período de campanha;

9 a 12 de abril – Período de votação;

17 a 28 de abril – Divulgação dos eleitos com lançamento dos nomes no sistema escolar

Banner do Governo da Bahia: Campanha 'Aqui é trabalho', veiculada nesta sexta-feira (04/11/2021).
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114832 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]