Salvador: Instituto Geográfico e Histórico da Bahia dá inicio a agenda cultural de 2018

IGHB dá inicio a agenda cultural de 2018.

IGHB dá inicio a agenda cultural de 2018.

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia inicia nesta quarta (14/03/2018) a agenda cultural de 2018. A conferência de abertura será feita pelo professor da Universidade Federal da Bahia, Gilson Magno dos Santos, sobre “As inscrições cemiteriais guardiães da memória histórico-social da Bahia”. O encontro é aberto ao público, às 17 horas, no auditório do IGHB (Piedade).

Na avaliação do especialista, o homem tem medo do esquecimento, pois o que lembramos determina o que somos. Para Gilson Santos, a perda de identidade, provocada pelo esquecimento, é o signo maior da perda do próprio ser; e os acontecimentos vividos pessoalmente ou pela coletividade são fatores constitutivos da memória. “Essa possibilita a busca do “esquecido” social, que foi reprimido ou silenciado. A epigrafia é uma inscrição que objetiva perpetuar a memória individual e social. Essa inscrição pode resgatar um fato caído no esquecimento, uma pessoa ou uma inteira comunidade. O campo da epigrafia é vasto, contudo ela está destinada a recolher e perpetuar a memória. As inscrições fúnebres da Ordem Terceira do Carmo de Cachoeira e do Campo Santo são registros da sociedade baiana do século XVIII e XIX”, explica.

A entrada é gratuita, com direito a certificado de participação. Mais informações no site www.ighb.org.br 71 3329 44/63 ou na sede da entidade: Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade.

O Instituto é apoiado pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Funciona de segunda a sexta, das 13h às 18h.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]