Polo Industrial de Camaçari comemora 40 anos de fundação

Roberto Fiamenghi, Mauro Pereira.
Roberto Fiamenghi, Mauro Pereira.
Roberto Fiamenghi comenta sobre programação dos 40 anos de fundação do Polo Industrial de Camaçari.
Roberto Fiamenghi comenta sobre programação dos 40 anos de fundação do Polo Industrial de Camaçari.

No dia 29 de junho de 2018 o Polo Industrial de Camaçari completa 40 anos de atividades. Mas esse marco importante na trajetória do maior Complexo Industrial Integrado do Hemisfério Sul será celebrado ao longo de todo o ano, a partir de uma agenda positiva que reflete a contribuição do Polo para o desenvolvimento do Estado da Bahia, do Nordeste e do Brasil. Este foi o tema da entrevista coletiva à imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (07/03/2018) pelo Comitê de Fomento Industrial de Camaçari/Cofic na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia/Fieb.

Participaram da coletiva o superintendente do COFIC, Mauro Pereira; o presidente do Sindicato das Empresas Químicas e Petroquímicas/ SIMPEQ e membro da diretoria da Fieb, Roberto Fiamenghi, e representantes das Prefeituras de Camaçari e Dias d’Ávila, entre outros convidados.

O Programa Comemorativo dos 40 Anos está ancorado nas seguintes linhas de abordagem: a Agenda Empresarial, contemplando ações e eventos que apontam para o aumento da competividade e ampliação das cadeias produtivas do Polo nas próximas décadas; e a Agenda Socioambiental, que vincula institucionalmente iniciativas na área sócioambiental já desenvolvidas pelo Cofic e instituições parceiras à programação comemorativa, através de peças promocionais alusivas aos 40 anos do Complexo.

A primeira ação da agenda empresarial ocorreu em fevereiro deste ano: foi a assinatura de um contrato entre o Cofic e o Senai Cimatec para realização de um estudo sobre as cadeias químicas-petroquímicas na Bahia e elaboração de um documento, contendo os principais pontos críticos e sugestões de ações estruturantes para alavancar a competitividade no Polo de Camaçari nestes segmentos produtivos.

Agenda comemorativa

O programa comemorativo dos 40 anos do Polo de Camaçari envolverá vários destaques. Já no mês de abril, ocorrerá a aula inaugural da Universidade Federal da Bahia em Camaçari, enquanto em maio será lançado o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores de Camaçari e a realização de uma série de palestras nas Escolas de Camaçari e Dias d´Ávila sobre Sustentabilidade, numa realização do Cofic/ Instituto Fábrica de Florestas e Prefeituras Municipais.

No mês de junho, os destaques da programação são a entrega do Prêmio Polo de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA) e o Plantio Comunitário em Camaçari e Dias d´Ávila, numa parceria com Instituto Fábrica de Florestas -IFF/ Prefeituras Municipais/Conselho Comunitário/Núcleo de Defesa Comunitária – Nudec. Já no dia 5 de julho, ocorrerá o Evento Comemorativo dos 40 Anos do Polo, no Teatro da Cidade do Saber, em Camaçari, com o propósito de discutir os principais desafios do Complexo Industrial para continuar a sua trajetória de competitividade, bem como para garantir uma cada vez maior diversificação de suas cadeias produtivas.

Até o final do ano, novos eventos e ações marcam a agenda comemorativa, como as atividades do Programa Construindo o Futuro, a inauguração da Escola Técnica do Senai, o Polo de Cidadania, a inauguração do Cimatec Industrial e o Evento Prêmio de Incentivo à Educação, realizado pelo Cofic em parceria com as Secretarias Municipais de Educação.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108862 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]