Palestra com Laís Souza inspira estudantes em Faculdade de Feira de Santana

Ex-atleta da ginástica Lais Souza.
Ex-atleta da ginástica Lais Souza.
Ex-atleta da ginástica Lais Souza.
Ex-atleta da ginástica Lais Souza.

Acontece, no dia 8 de março de 2018, a palestra ‘Superando limites: a vida e seus desafios’, proferida pela atleta olímpica brasileira, Laís Souza. O evento, gratuito e aberto ao público, está programado para às 19h30, na Faculdade Estácio em Feira de Santana, campus Capuchinhos, e faz parte das boas-vindas aos alunos, calouros e veteranos  de 2018 com atividades durante todo o dia.

As inscrições para a palestra podem ser feitas até 6 de março através do SIA para estudantes da faculdade e professores; o público externo garante sua participação pelo Google DOCs (https://goo.gl/forms/uF3EPJkM9USIFYJy2). Segundo Paula Muniz, diretora acadêmica, “essa é a oportunidade que temos para integrar e acolher os alunos novos e veteranos, criando um ambiente em que eles se sintam estimulados e receptivos aos desafios e oportunidades que surgirão durante o ano letivo”, diz.

Laís Souza

Sua vida foi dedicada à Ginastica Artística desde os 10 anos de idade tendo conquistado diversos títulos e medalhas e representado o Brasil em duas olimpíadas – Atenas (2004) e Pequim (2008). Esteve entre as quatro melhores atletas desse esporte e, em função de uma lesão na mão esquerda, não pôde atender o convite do COB e participar dos jogos olímpicos de Londres (2012).

No ano seguinte, aceitou o desafio de começar em um novo esporte – Esqui Aéreo – e, no mesmo dia que receberia a notícia da classificação para a Olimpíada de inverno de 2014, sofreu o acidente que mudaria a sua vida. Laís venceu o risco de morte e o prognóstico era tetraplegia, respiração e alimentação dependente de ajuda de aparelhos sem perspectiva de melhora.

Mas foi cantando durante a sessão de fisioterapia que ela derrubou o parecer médico e respirou sem a ajuda de máquinas pela primeira vez. Daí em diante, novas “pequenas vitórias”, como Laís costuma se referir, iriam escrever uma história de superação. Hoje ela divide as lições da vida de atleta e das conquistas pessoais através de palestras e, em breve, quando concluir a graduação em Psicologia pela Universidade Estácio, como psicóloga esportiva.

Dia da Mulher

A força e persistência de Laís Souza se parecem bastante com as mulheres lutadoras que também enfrentam seus desafios cotidianamente. Em sua homenagem, o evento também promove discussão sobre ” violência contra a mulher” com a participação da prof Marilene Silva e da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM);

Confira a Programação

Manhã

Abertura 8h – Boas vindas 2018

  • Paulo Rocha (diretor da unidade) e Paula Muniz (diretora acadêmica);

9h – Palestra “Sangue é vida: um ato de cidadania”

  • Profª Marilene de Souza Silva e alunos;

10h – Palestra “Projeto de extensão em prótese e órtese integrando ensino e pesquisa”

  • Profª Menilde Araújo Silva;

Tarde

15h – Palestra “Sangue é vida: um ato de cidadania”

  • Profª Marilene de Souza Silva e alunos;

16h – Palestra “Violência contra mulher”

  • Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM);
  • Dra. Maria Clécia Vasconcelos;

Noite

19h – Abertura

  • Paulo Rocha (diretor da unidade);

19h30 – Palestra “Superando limites: a vida e seus desafios”

  • Laís da Silva Souza

Sobre o programa Estácio no Esporte

O programa Estácio no Esporte existe desde 2013 e é um dos pilares do Programa de Responsabilidade Social Corporativa da instituição, ao lado de Cultura, Cidadania e Escola. São mais de 300 atletas patrocinados e apoiados por meio de bolsas de estudo, envolvimento na promoção de alguns dos principais eventos esportivos do Brasil, bem como parceria com diversas ONGs e instituições esportivas. A Estácio também é signatária do Pacto pelo Esporte.

Gustavo Kuerten é o embaixador do programa Estácio no Esporte, que conta com atletas como Rafaela Silva (Judô), Laís Souza (ginástica), Chloé Calmon (surfe), Daniele Hypolito (ginástica) entre outros. Presente nos Jogos Rio 2016, a Estácio foi a primeira instituição de ensino apoiadora olímpica e, por meio de sua área de soluções corporativas, foi a provedora dos serviços de seleção e capacitação dos 140 mil voluntários e 6000 colaboradores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Sobre a Estácio

A Estácio, uma das maiores e mais respeitadas organizações educacionais do Brasil, atua há 47 anos no segmento de ensino superior. Fundada no Rio de Janeiro, a Estácio está presente em 23 estados e no Distrito Federal.

A Estácio oferece cursos reconhecidos pelo MEC, com elevados conceitos de qualidade, nas modalidades presencial e a distância, de Graduação (Tradicional e Tecnológica) e Licenciatura, nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas e, também, cursos de pós-graduação lato sensu. Os cinco cursos de Mestrado e três de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação) oferecidos pela instituição, são avaliados com elevados conceitos de qualidade pelo MEC (CAPES). São, também, desenvolvidos e ofertados pela instituição soluções de educação para empresas e cursos de extensão.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114973 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.