Orquestra São Salvador realiza concerto ao ar livre no Popelô

Concerto de Verão, realizado no Centro Histórico de Salvador.Concerto de Verão, realizado no Centro Histórico de Salvador.


Concerto de Verão, realizado no Centro Histórico de Salvador.

Concerto de Verão, realizado no Centro Histórico de Salvador.

No próximo sábado, dia (03/03/2018), a Orquestra São Salvador, regida pelo maestro Fred Dantas, recebe no Popelô – Concertos de Verão, o cantor e compositor Dado Brazzaville, um dos precursores da Axé Music e do Samba Reggae na Bahia.

No concerto, batizado de ‘A Mão Afrobaiana’, a intensão é ressaltar a importância da contribuição africana no Brasil e no mundo, muitas vezes negada.

Para tanto, o repertório será composto de canções da mais pura africanidade brasileira. Assim, o concerto começa com canções de Caymmi, Baden Powel, Vinícius de Moares e Ary Barroso que “reinventaram a Bahia”; segue com ‘Massaranduba’, composição do maestro Fred Dantas; embarca na onda da Bossa Nova africanizada na Bahia; deságua no afoxé de mestre Didi e no Ijexá; corre com uma reinterpretação do Nego Fugido de Acupe, feita pelo maestro Fred; e fecha com os sambas de roda e de viola do Litoral Norte da Bahia e com os embalos da Festa da Ajuda de Cachoeira.

Dado Brazzaville foi primeiro cantor do bloco afro Araketu. “Dado, Tonho Matéria, Jauperi, Pierre Onassis são artistas de uma geração que, fortemente influenciada pelos ideais libertários de Bob Marley e Mandela criaram a ideologia musical que acabou por tomar conta dos blocos afros, tornando a mensagem muito mais política”, ressalta o maestro Fred Dantas que relembra a contribuição preciosa de Dado Brazzaville para a criação da Axé Music com canções como ‘Elegibô’ e ‘Fogo, Justiça e Amor’.

Sobre o pelourinho dia e noite 

O Pelourinho Dia e Noite teve início em outubro de 2017 com um calendário intenso de atividades, que de domingo a domingo movimentam o Centro Histórico de Salvador. São  ações calendarizadas que promovem ações culturais, em múltiplas linguagens: música, dança, teatro, gastronomia, artesanato, fotografia, cinema e história da Bahia e  integram o Programa Salvador 360, no eixo Centro Histórico, foram concebidas e são coordenadas pela Diretoria de Gestão do Centro Histórico, órgão da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult. . Toda a programação está disponível no site: www.pelourinhodiaenoite.com.br.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]