Matrícula dos novos alunos da UEFS congrega momentos de sonhos e conquistas

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Processo de matrícula de estudantes aprovados no Processo Seletivo 2018.1 da Universidade Estadual de Feira de Santana.
Processo de matrícula de estudantes aprovados no Processo Seletivo 2018.1 da Universidade Estadual de Feira de Santana.
Processo de matrícula de estudantes aprovados no Processo Seletivo 2018.1 da Universidade Estadual de Feira de Santana.
Processo de matrícula de estudantes aprovados no Processo Seletivo 2018.1 da Universidade Estadual de Feira de Santana.

A matrícula dos aprovados no Processo Seletivo 2018.1 da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), realizada na última semana, foi marcada por sentimentos diversos de expectativa, ansiedade e concretização de projetos. Erick Camões, natural de Santa Bárbara, que vai cursar Letras com Inglês, disse que se planejou durante todo o Ensino Médio para ingressar numa universidade e espera dar o melhor de si durante a graduação. Ele contou que estudar na Uefs é importante “por uma questão de identificação com a Universidade em um sentido cultural”. Acrescentando que foi classificado em outras instituições através do Enem “mas pelas referências optei pela Uefs”.

Compartilhando do mesmo sentimento, Sara Cristiane, sempre quis lecionar e pretende aprimorar seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa e Inglesa. A estudante que optou ficar perto da família e amigos, ressaltou que sua preferência pela Uefs se deu pela credibilidade que a instituição desfruta.

Todo o processo de entrada em uma universidade é muito marcante na vida de qualquer jovem, além de ser muito importante, também, para os pais. A alegria compartilhada em família. Como no caso de Lilian Cristiane, mãe de Sara. Segundo a professora que se formou na Uefs, jamais houve qualquer interferência na escolha da filha, que decidiu “por livre e espontânea vontade”, afirmou. “O dia-a-dia de me ver trabalhando e estudando, talvez tenha influenciado na decisão”, contou Lilian.

Laís Ferreira, aprovada em Ciências Contábeis, disse que a Uefs se destaca pela qualidade de ensino, destinação de verbas, projetos, além de proporcionar intercâmbios. “Eu viso essa questão de pesquisa e, quem sabe futuramente, um intercâmbio voltado para o meu curso” afirmou, contando também sobre o apego emocional “minha avó também estudou aqui”. Para Luciana Ferreira, mãe de Laís, que se deslocou da cidade de Camamu para a realização da matrícula, acompanhar os filhos nesse momento é algo essencial. “Foi uma decisão dela e os pais devem acompanhar os filhos”, declarou.

Além do apoio dos técnicos responsáveis pela matrícula que foram realizadas no Auditório Central, os alunos veteranos da Instituição também participaram desse acolhimento e ofereceram apoio. A exemplo de Luane Portela e Phillipe Tayrovitch que aproveitaram o momento para recepcionar os novos colegas.

A pró-reitora de Graduação da Uefs, professora Amali Mussi, destaca a importância do ingressante ser acolhido desde o momento em que escolheu a Uefs para realizar a sua trajetória acadêmica, ou seja, desde a efetivação de sua matrícula. “Temos investido em ações, juntamente com os colegiados de cursos e a Divisão de Assuntos Acadêmicos, que buscam receber os ingressantes num clima de interação, garantindo o diálogo sobre o funcionamento da Universidade e da própria vida acadêmica. Também é importante oferecer as informações básicas sobre a localização dos setores, nossas políticas de ações afirmativas e especificidades dos cursos”, afirmou.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121615 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.