Matita Perê apresenta o show ‘Reino dos Encourados’ no restaurante Gibão de Couro, em Salvador

Grupo Matita Perê em painel na rodoviária de Feira de Santana.
Grupo Matita Perê em painel na rodoviária de Feira de Santana.
Rafael Galeffi (Matita) Luciano Aguiar e Borega, componentes do Grupo Matita Perê.
Rafael Galeffi (Matita) Luciano Aguiar e Borega, componentes do Grupo Matita Perê.

O grupo baiano Matita Perê, formado pelos músicos e compositores Borega, Rafael Galeffi e Luciano Aguiar, leva o universo do disco Reino dos Encourados, lançado em 2017, para a varanda do restaurante e casa de eventos Gibão de Couro, na Pituba, em Salvador. O show, que acontece sexta-feira (02/03/2018), às 20 horas, vai além do repertório do CD, trazendo arranjos para clássicos da música brasileira e outras composições autorais do grupo que também evocam o universo sertanejo.

Pai de Borega, Giberval Melo (1939-2006) assina cinco faixas do álbum, feito em sua homenagem. São canções que demonstram seu olhar especial para as temáticas do vaqueiro e da existência humana diante da aridez do sertão. Elas dialogam, no repertório, com músicas dos matitas, a exemplo de Baião Bachiado, premiada como Melhor Música Instrumental do Festival da Educadora FM 2016.

Para a apresentação, o Matita Perê contará com dois músicos de primeira linha, o acordeonista feirense Rogério Ferrer, que também participou da gravação do CD, e Marcos Santos, na percuteria. O público vai apreciar ainda arranjos especiais para clássicos nordestinos de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Gilberto Gil e Alceu Valença e até uma canção surpresa, jobiniana, que ganhou sotaque de xote.

O disco Reino dos Encourados foi patrocinado pelo jornal Tribuna Feirense, uma iniciativa do seu presidente, o médico e cronista César Oliveira. A obra é uma reverência aos ritmos de grande apreço ao nordestino e também a Feira de Santana, antigamente conhecida como Santana dos Olhos d’Água, por conta das lagoas que abasteciam tropeiros e boiadas. A cidade foi o nascedouro do projeto do disco e local onde a maior parte dele foi realizada.

“O Matita Perê é um dos segredos mais bem guardados da música baiana”, Chico Castro (Jornal A TARDE, 3.4.2017)

Agenda

Onde: Restaurante Gibão de Couro

Quando: 2 de março, às 20 horas

Endereço: Rua Mato Grosso, 53, Pituba – Salvador

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108264 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]