Galpão de Carnes da feirinha do Bairro Sobradinho em Feira de Santana garante segurança de comerciantes e clientes

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Carlos Alberto Barbosa, um dos feirantes mais antigos do Galpão de Carnes da feirinha do Sobradinho, em Feira de Santana.
Carlos Alberto Barbosa, um dos feirantes mais antigos do Galpão de Carnes da feirinha do Sobradinho, em Feira de Santana.
Carlos Alberto Barbosa, um dos feirantes mais antigos do Galpão de Carnes da feirinha do Sobradinho, em Feira de Santana.
Carlos Alberto Barbosa, um dos feirantes mais antigos do Galpão de Carnes da feirinha do Sobradinho, em Feira de Santana.

A feirinha do Sobradinho ganhou um novo capítulo em sua história na manhã deste domingo (18/03/2018). Foi inaugurado pelo Governo Municipal de Feira de Santana o novo Galpão de Carnes do bairro que irá abrigar 40 açougueiros, em boxes separados, devidamente higienizados, sendo as carnes armazenadas em refrigeradores para manter a qualidade dos produtos.

O Mercado de Carnes do Sobradinho foi batizado com o nome do antigo feirante Manuel Alves de Nascimento, o ‘Seu Filhinho’, gesto que emocionou sua filha Conceição Nascimento Mascarenhas, que discursou em nome da família. “Assim, ele vai poder ficar definitivamente guardado no lugar que ele mais amava”, afirmou.

“O sonho dele foi realizado. Ele queria muito ver uma feira livre mais organizada, onde as pessoas pudessem comercializar seus produtos com mais dignidade”, relembra a irmã de Conceição, Telma Portugal Nascimento.

Dentre os membros mais antigos da feirinha, se encontra Carlos Alberto Barbosa, de 66 anos, mas que está lá desde que era apenas um garoto, com seus 16, e hoje vive da venda de carnes bovinas. Ele viu o que era apenas uma pracinha de verduras, onde as mercadorias eram comercializadas no meio da rua, se transformar no Mercado de Carnes do Sobradinho. “Continuou crescendo e chegou ao ponto de estar desse tamanho hoje. Quanto mais funciona, mais aumenta.”

Maria Angélica São Bernardo, de 60 anos, trabalha na feirinha há 25 anos e vende de tudo: fígado, calabresa, cupim. Com a mudança, ela afirma que deixa pra trás as dificuldades enfrentadas no mundo aberto. “É uma coisa de qualidade, né? Tinha vez de a gente chegar aqui no outro dia e encontrar até bichos. A proteção era botar um papelão por cima.”O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Feiras Livres, Reginaldo dos Santos, que teve sua relação com as feiras livres iniciada aos 7 anos, vendendo desde balas a peças de roupa, destaca a importância dessa obra para as pessoas que vivem do seu trabalho nas feirinhas. “Vai trazer qualidade para essa feira. Os comerciantes e consumidores vão ter acesso a uma carne que atende a boas condições de higiene. Para nós, é uma grande conquista.”

A obra é mais uma das que atendem à portaria 304 do Ministério da Agricultura, dando continuidade aos trabalhos feitos no Tomba, Cidade Nova, Estação Nova, e na reforma dos galpões de carne do Centro de Abastecimento. “O objetivo é humanizar esse local. Dar ao consumidor condições de comprar com mais higiene e, principalmente, trabalhar com produtos da região, o que fortalece a economia local”, informa o secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Junior.

Ele destaca o andamento das obras de instalação de coberturas e adequações de boxes para o setor de carnes também das feiras dos bairros George Américo e Feira X e informa que a previsão para as suas inaugurações é de cerca de 40 dias.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121749 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.