Feirenses aprendem a elaborar planos de trabalho para a Defesa Civil

Semana Municipal de Proteção e Defesa Civil é realizada em Feira de Santana.
Semana Municipal de Proteção e Defesa Civil é realizada em Feira de Santana.
Semana Municipal de Proteção e Defesa Civil é realizada em Feira de Santana.
Semana Municipal de Proteção e Defesa Civil é realizada em Feira de Santana.

A capacitação de feirenses para elaboração de projetos e planos de trabalho para a Defesa Civil vai tornar Feira de Santana uma cidade ainda mais segura e capaz de dar respostas mais imediatas na prevenção e enfrentamento a acidentes e tragédias. A iniciativa faz parte das comemorações pela Semana Municipal de Proteção e Defesa Civil, promovida pela Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev) em parceria com a Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil.

O Curso de Elaboração de Projetos e Planos de Trabalho para a Defesa Civil será ministrado nesta sexta-feira (02/02/2018), com carga horária de 8 horas. Será realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na praça Monsenhor Renato Galvão, das 7:30 às 12 horas e das 14 ás 17:30 horas.

Conforme o secretário da Seprev, Pablo Roberto Gonçalves, as comemorações também serão marcadas por diversas atividades independentes e complementares para ressaltar a importância da Defesa Civil, buscando preparar as instituições e a população para os riscos e sua gestão estratégica.

O coordenador da Defesa Civil, Pedro Américo, ressalta que até o dia 7 deste mês, diversos cursos e atividades serão promovidas para marcar as comemorações e melhor preparar a cidade para o enfrentamento de eventualidades.

Os participantes do curso terão orientações sobre ‘Captação de Recursos e Prestação de Contas’, como tema sendo abordado para uma turma pela manhã e outra à tarde. A expectativa é de que cerca de 50 pessoas sejam capacitadas.

Defesa Civil forma voluntários para auxiliar na gestão de riscos

A Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil de Feira de Santana está formando voluntários para atuar em situações de risco e sua gestão estratégica. A ação de certificação, envolvendo cerca de 50 agentes residentes em diversos pontos da cidade, marca as comemorações pela Semana Municipal de Proteção e Defesa Civil, promovidas pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), a partir desta quinta-feira, 1º, até o próximo dia 7.

O curso, conforme o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Pedro Américo Lopes, possui carga horária de quatro horas, sendo formada uma turma pela manhã e outra à tarde. As aulas foram promovidas no Teatro Municipal Margarida Ribeiro, ministradas pelo técnico da Superintendência de Defesa Civil da Bahia, Edmildo Moreno.

O curso aborda diversos temas

A certificação para agentes voluntários em Defesa Civil foi promovida após a abordagem de diversos temas, como ‘Atuação da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil’, ‘Diagnóstico, estiagem e construção de parceria com a comunidade’, ‘Identificação de riscos em Construção Civil e Montagem de eventos’, ‘Identificação de riscos elétricos’ e ‘Identificação e resposta a foco de incêndio’.

Pedro Américo informa que a ideia é formar pessoas da comunidade para que sejam voluntárias da Defesa Civil e se apropriem de conhecimentos sobre o tema. Desta forma, conforme observa, as ações terão um reforço na resposta mais imediata para a prevenção e intervenção em situação de riscos de acidentes.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112592 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]