Feira de Santana: primeira turma do Alfagaris concretiza sonho da leitura e escrita

Solenidade de formatura da primeira turma do projeto Alfagaris.
Solenidade de formatura da primeira turma do projeto Alfagaris.
Solenidade de formatura da primeira turma do projeto Alfagaris.
Solenidade de formatura da primeira turma do projeto Alfagaris.

A tarefa de ler este texto pode parecer algo simples, mas para 28 trabalhadores da limpeza pública era algo impossível. O descortinar da escrita veio através do projeto de extensão “Alfagaris”, uma parceria entre a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e a Empresa Sustentare Saneamento S.A. A formatura da primeira turma do curso de alfabetização ocorreu na última semana, no Auditório Central da Uefs.

Dentre os formandos, estava Maria José dos Santos Conceição, 54 anos, que considera o Alfagaris um projeto maravilhoso, e afirma que cultiva novo sonho após ter aprendido a ler: continuar estudando. Antonio Pereira da Silva Filho, 40 anos, destaca como o projeto transformou a sua vida. “Hoje a gente não depende mais de terceiros para utilizar serviços bancários, por exemplo. Podemos fazer isso através do que foi aprendido na escola, o que é algo muito importante na vida do ser humano. O estudo é a base de tudo”, considerou.

Para o reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento, a conclusão do Projeto Alfagaris, culminando com a solenidade de certificação, foi um momento emocionante. “O curso transformou os alfabetizandos em protagonistas da sua história e das suas vidas. Os depoimentos deles são permeados pela narrativa de que eles tem rosto e nome, não são anônimos na multidão. Que ir no caixa eletrônico e ler as telas sozinhos é gratificante. Que eles aprenderam a ter sonhos. É uma prova incontestável da universidade pública cumprindo seu papel social”, declarou .

A Empresa Sustentare desenvolve cursos de alfabetização em várias cidades onde atua no país. Segundo o diretor presidente da Sustentare, Adilson Martins, a alfabetização dos trabalhadores reflete, de forma direta, no desempenho deles no trabalho, aumenta as chances de promoção e também reduz os riscos de acidentes.

Projeto de Extensão Alfagaris

O projeto é uma iniciativa do Departamento de Educação da Uefs, que estabeleceu parceria com a Empresa Sustentare Saneamento, para promover a alfabetização dos profissionais da limpeza pública de Feira de Santana. Vale ressaltar que as alfabetizadoras do projeto são alunas do curso de Pedagogia da Instituição, remuneradas pela Sustentare, durante os oito meses de aulas.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112798 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]