Feira de Santana: Pilotos realizam testes de voo na rampa da Serra de São José

Vista aérea do morro do Distrito de São José, em Feira de Santana.
Vista aérea do morro do Distrito de São José, em Feira de Santana.

Pilotos de asa delta e de parapente farão, sábado (24/03/2018) e domingo (25/03), testes de voo na rampa que está sendo construída na Serra de São José, localizada no Distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana. A expectativa da Associação Feirense de Voo Livre (AFVL) é de que mais de 40 esportistas baianos e de outros estados participem do ‘test fly’ – metade deles vai voar.

Será uma avaliação prática da rampa que os pilotos analisam ter grande potencial para a modalidade cross country, que são os voos de longa distância, bem como a decolagem e as rotas da rampa do equipamento. Eles observarão possíveis rotas ideais.

A secretária da AFVL, Karine Oliveira, disse que mesmo com a obra em andamento serão feitas observações sobre a futura rampa, antes do encerramento da temporada de voo deste ano, que acontece com a chegada do inverno. “Se os pilotos conseguirem fazer voos longos a repercussão da nova rampa será das mais positivas”.

Ela ainda disse que os pilotos de todo o país devem receber informações sobre as condições climáticas e do relevo da região e, assim, planejem visitas à cidade. Confirmaram presenças no domingo Érico Oliveira, campeão brasileiro de parapente em 2017, Thalis Pacheco, recordista nordestino em asa delta – 400 km, mais Ricardo Flores, que pratica este esporte há 38 anos.

O secretário de Convênios e Gestão, Ozeny Moraes, disse que o governo municipal está se empenhando no sentido de oferecer uma rampa condições estruturais ideais e transformar a cidade num polo destes esportes radicais. “A rampa será natural e vai oferecer condições para os voos”. Ele ainda disse que na próxima semana serão iniciadas as construções do quiosque e sanitários.

Para a diretora do Departamento de Turismo da Settdec, Graça Cordeiro, a estrutura que está sendo construída pela Prefeitura, como a estrada, pode ser usada para a prática de outros esportes radicais, como o downhill, que é a descida de montanha de bicicleta, entre outas modalidades.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108777 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]