Feira de Santana: moradores do Residencial Ponto Verde obtém renda com trabalhos autônomos

Moradores do Residencial Ponto Verde recebem certificado de cursos profissionalizantes promovidos pela Sedeso, em Feira de Santana.
Moradores do Residencial Ponto Verde recebem certificado de cursos profissionalizantes promovidos pela Sedeso, em Feira de Santana.
Moradores do Residencial Ponto Verde recebem certificado de cursos profissionalizantes promovidos pela Sedeso, em Feira de Santana.
Moradores do Residencial Ponto Verde recebem certificado de cursos profissionalizantes promovidos pela Sedeso, em Feira de Santana.

Inseridos em quatro cursos profissionalizantes promovidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Feira de Santana (Sedeso), 80 moradores do Residencial Ponto Verde, empreendimento do Programa Minha Casa, Minha Vida, na região do Feira VII, já estão exercendo trabalhos autônomos e faturando com as novas profissões. Os alunos foram certificados na manhã de terça-feira (27/03/2018), quando alguns deram testemunhos do êxito e da independência financeira que já estão galgando com seus novos trabalhos.

Através de parcerias com a Caixa Econômica Federal e o Senai, a Sedeso ofertou cursos de Produção de Salgados e Folheados, com duração de 48 horas, Produção de Sequilhos, com carga horária de 28 horas; Segurança em Eletricidade/NR10, com 40 horas de duração; e Eletricista Instalador de Baixa Tensão, com carga horária de 120 horas.

O secretário da Sedeso, Ildes Ferreira, ressaltou a importância da iniciativa e a perspectiva de independência financeira para os formandos. “São cursos selecionados pela aceitação do mercado de trabalho e também por possibilitarem o trabalho autônomo. Já desenvolvemos trabalho social nesta unidade do programa Minha Casa, Minha Vida e estas ações que estamos desenvolvendo estão sendo referencial para vários lugares do Brasil”, afirmou.

Experiente na cozinha produzindo e comercializando refeições, Jucileide de Oliveira, 34 anos, já está reforçando o orçamento familiar com as receitas que aprendeu no curso de Salgados e Folheados promovidos pela Sedeso. Produz principalmente pizzas, um alimento que está cada dia mais presente no cardápio dos feirenses.

Com as técnicas e receitas aprendidas no curso, Jucileide de Oliveira garante que sua vida já está mudando bastante. “Agora já tenho muitos planos para melhorar a qualidade de vida de meus três filhos”, revela.

Planos semelhantes são de Elane Lima dos Santos, 32 anos, que foi receber o certificado com o mais novo membro da família, seu bebê de apenas 25 dias de nascido. Ela já produzia salgados e folheados, mas o curso lhe ofereceu mais técnica e, consequentemente, “mais qualidade na produção, tornando os alimentos mais saborosos e atrativos”, afirma, ao ressaltar que a certificação emitida pelo Senai, parceiro da Sedeso na realização dos cursos, é um diferencial que valoriza os profissionais.

Elane Lima já está com uma barraca de lanche montado no próprio condomínio e, da clientela, só vem recebendo cada vez mais elogios, desde que passou a frequentar o curso oferecido pela Sedeso. “Tomei o curso grávida e foi a melhor coisa que poderia ter acontecido. Agora é vida nova”, afirmou.

A assistente social Cláudia Lorena enfatizou a preocupação da Sedeso em selecionar cursos de boa absorção pelo mercado de trabalho. Lembrou que os próprios moradores da comunidade sugeriram os cursos.

Já a coordenadora da região Sudeste do Programa de Convivência Social e Cidadania, Sidneia da Silva Carvalho, agradeceu aos parceiros na promoção do evento, lembrando que isto possibilitou a capacitação profissional de pessoas da comunidade.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110932 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]