Eleições 2018: Aliança com deputado federal Cacá Leão formaliza anúncio da pré-candidatura de Tarcízio Pimenta à deputado estadual

Tarcízio Pimenta e Cacá Leão formalizam aliança objetivando candidaturas à deputado estadual e federal, nas eleições de 2018.
Tarcízio Pimenta e Cacá Leão formalizam aliança objetivando candidaturas à deputado estadual e federal, nas eleições de 2018.
Tarcízio Pimenta e Cacá Leão formalizam aliança objetivando candidaturas à deputado estadual e federal, nas eleições de 2018.
Tarcízio Pimenta e Cacá Leão formalizam aliança objetivando candidaturas à deputado estadual e federal, nas eleições de 2018.

Estiveram reunidos nesta sexta-feira (23/03/2018), em Feira de Santana, o deputado federal Carlos Leão (Cacá Leão, PP) e o ex-prefeito de Feira de Santana Tarcízio Pimenta (sem partido). A reunião objetivou debater aliança política para disputa de mandatos nas eleições de 2018.

Durante a reunião, ficou definido que Tarcízio Pimenta vai apoiar a candidatura à reeleição de Cacá Leão na região de Feira de Santana. Em troca do apoio, o deputado federal apoia a pré-candidatura de Tarcízio Pimenta à deputado estadual.

Questionado sobre a chapa majoritária estadual, Tarcízio Pimenta diz que, em reciprocidade ao apoio recebido, em 2008, para prefeito de Feira de Santana, pretende apoiar José Ronaldo (DEM) a um cargo majoritário, “seja qual for”.

Ronaldo é prefeito de Feira de Santana e tem manifestado desejo de disputar cargo de Senador, através da liderança do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), e em oposição ao governador Rui Costa (PT).

Com relação ao partido que deve ingressar, Tarcízio Pimenta disse que ainda não ficou definida a legenda pela qual pretende disputar o  mandato de deputado estadual no pleito de 2018.

Cenário político

O Partido Progressista (PP) é dirigido em Feira de Santana pela ex-deputada estadual Eliana Boaventura. Ela foi nomeada Superintendente de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), pelo governador Rui Costa e faz parte da cota do PP no governo.

Único vereador eleito pelo PP, em 2016, em Feira de Santana, Edvaldo Lima deixou a oposição à José Ronaldo, ingressou na base aliada do prefeito e anunciou que pretende se desfiliar do partido para disputar mandato à deputado federal. Ele não declinou apoio à deputado estadual, até o momento.

Cacá Leão está no primeiro mandato como deputado federal. Ele é filho de João Leão (PP), vice-governador e secretário estadual do Planejamento da Bahia. Em evento em Santo Estêvão, João Leão manifestou desejo de manter a aliança com o PT, concorrendo à reeleição como vice-governador.

Tarcízio Pimenta é médico, foi vereador e deputado estadual antes de ser eleito, em 2008, pelo Democratas, prefeito de Feira de Santana, com o apoio de José Ronaldo.

Durante a gestão como prefeito, por cerca de dois anos, Tarcízio Pimenta manteve a equipe, que fez parte do Governo Ronaldo, nas secretarias, além de manter a aliança com o líder político. Rompeu com Ronaldo em decorrência da eleição da esposa Graça Pimenta, ao cargo de deputada estadual pelo PR.

Após o rompimento, Tarcízio Pimenta manteve o secretariado indicado por Ronaldo no governo municipal, mas se desfiliou do Democratas, ingressando no PDT. Em 2012, foi candidato à reeleição, sendo derrotado por José Ronaldo, no primeiro turno. Na eleição de 2014, Tarcízio Pimenta apoiou a candidatura de Rui Costa ao governo da Bahia.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.