Dia do Demolay é comemorado na Câmara Municipal de Salvador; sessão especial foi presidida pelo vereador Maurício Trindade

Solenidade na Câmara Municipal de Salvador marca ‘Dia do Demolay’.

Solenidade na Câmara Municipal de Salvador marca ‘Dia do Demolay’.

O Dia Municipal da Ordem Demolay, comemorado 18 de março, foi celebrado na Câmara Municipal de Salvador, nesta terça-feira (20/03/2018), em sessão especial no Plenário Cosme de Farias. A solenidade foi proposta pelo vereador Maurício Trindade (DEM), que ressaltou o trabalho da entidade no resgaste de valores importantes para os jovens.

Maçom, o vereador Maurício Trindade também foi homenageado na sessão especial. Uma placa comemorativa foi entregue ao legislador pela atuação em prol da Ordem Demolay.

“Foi uma sessão especial extremamente produtiva. Uma homenagem a uma entidade de jovens, principalmente nesse momento em que vemos muitos sendo levados pelas drogas e maus caminhos. A Ordem Demolay prima pelos bons costumes, pela recuperação da dignidade, e faz um grande trabalho pelo crescimento espiritual da personalidade dos jovens”, avaliou Maurício Trindade.

Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia, Jair Tércio da Cunha Costa fez questão de destacar o trabalho “pelo bem” comum realizado pela Ordem Demolay. “Norteia nosso entendimento como criaturas, para melhorar nossos lados pessoal, profissional e espiritual. Não devemos perder os caminhos das virtudes. Não precisamos aprender somente com os guerreiros, mas também com os pacificadores”, afirmou.

A experiência de participar da Ordem Demolay foi revelada, com orgulho e gratidão, pelo jovem Matheus Felipe, mestre conselheiro estadual.  “Só ano passado, conseguimos arrecadar cinco toneladas de alimentos para doações. Trabalhamos arduamente para mostrar à sociedade o que são líderes de verdade”, disse.

História

Em Salvador, a lei que instituiu o Dia Municipal da Ordem Demolay no Calendário Oficial de Eventos da cidade foi sancionada pelo prefeito ACM Neto em 23 de abril de 2015.

Fundada em 18 de março de 1919, em Kansas City, Missouri, nos Estados Unidos, a Ordem Demolay tem como objetivo formar jovens de 12 a 21 anos melhores cidadãos e líderes, através do desenvolvimento e fortalecimento da personalidade e enfatizando virtudes indispensáveis para a conduta social.

A Ordem trabalha alicerçada na máxima de que “educando-se o jovem estaremos nos eximindo da tarefa de ter que castigar o adulto”. É inspirada na vida e morte do nobre francês Jacques de Molay, 23º e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, morto em 18 de março de 1314, por contestar as falsas acusações de prática de diversas heresias como infidelidade à Igreja, sodomia e adoração a ídolos.

A sociedade possui cerca de 8 milhões de membros em todo o mundo e mais de 200 mil no Brasil. O Demolay que completa 21 anos de idade é denominado Sênior Demolay, perde seu direito a voto e o de ocupar cargos efetivos.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]