Deputado Leur Lomanto Jr apresenta balanço positivo ao se despedir da liderança da Oposição na ALBA

Leur Lomanto Jr.
Leur Lomanto Jr.
Leur Lomanto Jr.
Leur Lomanto Jr.

O deputado estadual Leur Lomanto Jr. (MDB) se despediu neta terça-feira (27/02/2018) do comando da Liderança da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, cumprindo o acordo feito pelo grupo de mudança do líder a cada ano legislativo. Em clima de consenso, o deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) foi o nome definido para o posto.  Após cumprir um ano na Liderança oposicionista, Lomanto Jr. fez um balanço positivo a frente da Bancada e transmitiu boa sorte ao novo líder. Em pronunciamento, Lomanto Jr. também agradeceu a todos que contribuíram com o seu trabalho.

“Procurei exercer com equilíbrio a Liderança, ouvindo a todos, e debatendo de forma democrática os posicionamentos. A Bancada de Oposição cumpriu a sua missão ao reverberar as queixas da população, em relação as carências nas áreas de saúde, educação e segurança pública, considerada a mais problemática, diante dos altos índices de violência, estando a Bahia, lamentavelmente em primeiro lugar em todo o país no número de homicídios”, avaliou.

O parlamentar fez uma retrospectiva ao lembrar que em seu comando o grupo oposicionista começou o ano com o pedido de CPI do Centro de Convenções da Bahia (CCB). Outra ação foi a representação contra o Poder Executivo no Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA) pelo não pagamento das emendas impositivas. O recurso não era pago pelo governo petista desde 2015. O grupo também requereu a instalação de uma CPI para investigar as causas da tragédia na travessia Salvador-Mar Grande, bem como a atuação da Agerba na fiscalização do transporte marítimo.

Além disso, as viagens do governador à China também estiveram na mira da Oposição. Os deputados apresentaram um requerimento à Casa Civil, com pedidos de informações sobre as duas viagens do governador e sua comitiva ao país. A Oposição ingressou também com um pedido de investigação no Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), referente a suspeita de pagamento de propina em repasses da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), durante a gestão do ex-governador do estado e atual secretário estadual do Desenvolvimento Econômico do estado, Jaques Wagner (PT). O pedido foi motivado pelas afirmações gravíssimas de executivos da Odebrecht de que a quantia serviria para “caixa dois” da campanha do atual governador Rui Costa (PT).

A Bancada se manifestou duramente contra o caos na saúde e o crescimento da violência na Bahia, além da falta de ação do governo baiano na área do turismo, com perdas de voos e na ineficiência na atração de negócios, a exemplo da promessa de instalação da montadora JAC Motors, que acabou sendo anunciada recentemente para ser implantada no estado de Goiás. Por fim teve ainda a crítica ao patrocínio do governo Rui Costa a eventos privados, a exemplo do show de Paul McCartney, na Arena Fonte Nova, no valor de R$700 mil e na contratação de bandas e artistas famosos para se apresentarem nas inaugurações das policlínicas em Guanambi, Teixeira de Freitas, Irecê e Jequié, com gastos de mais de R$500 mil foi peça de crítica.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108626 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]