Chocolate inspira aulas de história e solidariedade entre estudantes de Feira de Santana

Alunos do colégio estadual Juiz Jorge Faria Góes participam de oficina sobre produção de chocolates.
Alunos do colégio estadual Juiz Jorge Faria Góes participam de oficina sobre produção de chocolates.
Alunos do colégio estadual Juiz Jorge Faria Góes participam de oficina de produção de chocolates.
Alunos do colégio estadual Juiz Jorge Faria Góes participam de oficina sobre produção de chocolates.

O período da Páscoa está inspirando os estudantes da rede estadual para o desenvolvimento de várias atividades envolvendo o chocolate. No Colégio Estadual Juiz Jorge Faria Góes, em Feira de Santana, a 108Km de Salvador, no Centro Norte, os alunos participam de uma oficina denominada ‘Chocolate – o manjar dos deuses’, com aulas de História durante oficinas de culinárias. Já no Colégio Estadual Horácio de Matos, em Mucugê, a 479 km capital, na Chapada Diamantina, o grêmio estudantil mobilizou os alunos para a arrecadação de alimentos que foram distribuídos para pessoas carentes da comunidade.

Durante as oficinas de culinária, os estudantes do Colégio Estadual Juiz Jorge Faria Góes, aprendem a receita do ovo de páscoa, algumas dicas de preparação, tipos de chocolate e de como confeccionar as embalagens. A professora de História, Raquel Rabello, falou sobre a iniciativa.  “A ideia da oficina surgiu a partir da aula sobre os povos pré-colombianos. Como o cacau era usado como uma comida sagrada por esses povos, e o chocolate é um assunto pertinente para esta época, então resolvi abordar essa contribuição que eles deixaram para a gente como herança cultural alimentícia e botar a mão na massa. Na oficina, eu abordo desde uma pequena história do cacau, o benefício do chocolate, até o uso dele na Páscoa, com a fabricação dos ovos”, explicou.

A estudante Laís Oliveira, 12, 7º ano, vai aproveitar o que está aprendendo na oficina para economizar durante a páscoa. “Estou gostando e aprendendo muito na oficina. A professora fez um link muito bom entre história e o uso do chocolate nas festas. Vou aproveitar o aprendizado para confeccionar os ovos de Páscoa da família”, comentou. Sua colega, Suzane Pereira, 12, 7º ano, confessa que é amante do chocolate e que não perde um dia da oficina. “Estou aproveitando muito cada dia da oficina. Confesso que fico ansiosa pela hora de experimentar, ao final da aula, os ovos e bombons”, afirmou.

Quem também está participando e se deliciando com todo o chocolate produzido durante as aulas é Enzo Santos, 12, também do 7º ano. Para o estudante, estas atividades estimulam o aprendizado. “A criatividade da professora em produzir uma oficina que fale de história e gastronomia ao mesmo tempo me deixou estimulado a buscar mais informações do assunto. As aulas são bem animadas e conseguem prender a atenção de todos”, comentou.

No Colégio Estadual Horácio de Matos, o sentimento é de solidariedade com a campanha intitulada “Páscoa sem fome”, promovida pelo Grêmio Estudantil Geração Consciente. Os estudantes conseguiram arrecadar vários gêneros alimentícios como açúcar, feijão, macarrão, flocos de milho, dentre outros, que fizeram cestas básicas e organizaram as entregas para pessoas carentes de Mucugê.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109903 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]