Chancelaria russa expulsa de Moscou 23 diplomatas britânicos como personae non gratae

Presidente Vladimir Vladimirovitch retália Inglatrerra por medida ofensiva.
Presidente Vladimir Vladimirovitch retália Inglatrerra por medida ofensiva.
Presidente Vladimir Vladimirovitch retália Inglatrerra por medida ofensiva.
Presidente Vladimir Vladimirovitch retália Inglatrerra por medida ofensiva.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia declarou personae non gratae 23 funcionários da embaixada do Reino Unido em Moscou, exigindo a sua expulsão no prazo de uma semana, comunica o site oficial da entidade diplomática russa.

“23 funcionários da Embaixada do Reino Unido em Moscou são declarados personae non gratae e expulsos no prazo de uma semana “, diz no comunicado.

De acordo com o comunicado, tomando em consideração a disparidade no pessoal dos consulados dos dois países, a Rússia também retira seu aval para a abertura e funcionamento do Consulado Geral do Reino Unido em São Petersburgo.

Os respectivos procedimentos serão efetuados em conformidade com os padrões do direito internacional, adiantou o ministério. Para mais, a chancelaria advertiu Londres de que, caso esta promova outras ações hostis em relação à Rússia, ela mantém o direito de introduzir outras medidas de retaliação.

As relações russo-britânicas se agravaram na sequência do envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal e sua filha Yulia. Em 4 de março de 2018, eles foram achados inconscientes perto de um shopping em Salisbury, no Reino Unido. De acordo com a polícia, eles foram envenenados com um gás neurotóxico, batizado de Novichok, alegadamente produzido na Rússia.

Em 12 de março, a premiê britânica, Theresa May, acusou a Rússia de estar envolvida no crime, tendo anunciado a expulsão de 23 diplomatas russos e a suspensão de todos os contatos de alto nível.

Moscou, por sua vez, descarta qualquer relação com o crime, enquanto o chanceler russo, Sergei Lavrov, qualificou todas as acusações como “besteira”. A Rússia apela a realizar uma investigação conjunta do incidente em Salisbury. Além disso, o Comitê de Instrução russo, por seu turno, iniciou um processo penal relativo ao atentado contra a vida da cidadã russa Yulia Skripal.

*Com informações da Sputnik Brasil.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114926 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.