Baixio do Irecê irá gerar mais de 25 mil empregos e ampliar a produtividade agrícola na Bahia

Vista do canal do projeto Baixio de Irecê. Área irrigável estimada de 59.375 hectares.
Vista do canal do projeto Baixio de Irecê. Área irrigável estimada de 59.375 hectares.
Vista do canal do projeto Baixio de Irecê. Área irrigável estimada de 59.375 hectares.
Vista do canal do projeto Baixio de Irecê. Área irrigável estimada de 59.375 hectares.

O presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, inauguraram nesta sexta-feira (23/03/2018) as etapas 1 e 2 do perímetro público de irrigação Baixio do Irecê, na Bahia. A expectativa é de que o empreendimento possa gerar aproximadamente 25 mil empregos diretos e indiretos na região ao longo dos próximos anos. O projeto recebeu investimentos de R$ 550 milhões do Governo Federal e foi executado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Além de incentivar o desenvolvimento econômico da região semiárida, o projeto contribui com a segurança alimentar, pois amplia a produtividade agrícola e a oferta de alimentos. “Hoje é um dia histórico, em que estamos colhendo aquilo que plantamos. A população esperava há mais de 50 anos por essa obra, que representa a transformação definitiva dessa região com mais oportunidades, emprego e produção para as famílias. E tudo isso com as águas do Rio São Francisco irrigando as plantações. Temos que garantir que o campo possa continuar sendo a locomotiva para o desenvolvimento do nosso País”, ressaltou o ministro Helder Barbalho.

As duas primeiras etapas entregues do projeto possuem estrutura de 42 quilômetros de canais e 16,5 mil hectares irrigáveis, distribuídos em lotes de pequeno, médio e grande porte. A produção agrícola, que será irrigada com água do Rio São Francisco, tem maior potencial para as culturas de algodão, cana-de-açúcar, frutas e legumes. O perímetro está instalado na região central baiana, entre os municípios de Xique-Xique, Itaguaçú da Bahia e Sento Sé.

A implantação do projeto foi planejada para ocorrer em nove etapas – quando concluído, o Baixio de Irecê terá incorporado 47 mil hectares ao processo produtivo agrícola na região do Médio São Francisco. A expectativa é de que todo o empreendimento beneficie 250 mil pessoas e gere 60 mil empregos diretos e 119 mil empregos indiretos.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111097 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]