Armazém da Agricultura Familiar de Serrinha completa cinco anos

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Comemoração marcou cinco anos de fundação do Armazém da Agricultura Familiar de Serrinha
Comemoração marcou cinco anos de fundação do Armazém da Agricultura Familiar de Serrinha
Comemoração marcou cinco anos de fundação do Armazém da Agricultura Familiar de Serrinha
Comemoração marcou cinco anos de fundação do Armazém da Agricultura Familiar de Serrinha

“Uma conquista da agricultura familiar”. Assim foi definido o Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia, localizado em Serrinha, Território de Identidade Sisal, que completa cinco anos, nesta sexta-feira (09/03/2018), pela presidente da Arco Sertão, Eleneide Alves Cordeiro.

O Armazém é uma vitrine para produtos de mais de 160 empreendimentos da agricultura familiar de toda a Bahia. Administrado pela Arco Sertão, o espaço é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic).

A ação vem possibilitando a elevação da renda das famílias de agricultores e agricultoras familiares e de empreendedores da economia solidária, que têm a possibilidade de estabelecer novas frentes comerciais para seus empreendimentos e divulgar a produção.

Para implantação do estabelecimento foi investida a quantia aproximada de R$ 1,2 milhão, do Fundo de Combate à Pobreza. A unidade funciona conveniada a 45 cooperativas e beneficia, ao todo, 2.363 famílias. O número corresponde a quase dez mil produtores rurais, sendo 59% deles mulheres e 41% homens.

De acordo com o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, “a cada ano, a estratégia de comercialização em rede vai se consolidando, onde um local de venda é preposto solidário dos demais, e o Armazém da Arco Sertão foi que iniciou este processo e agora completa 5 anos de bons préstimos para suas cooperativas e associações filiadas e para a agricultura familiar da Bahia”.

Para Eleneide, a estratégia da articulação em rede do Armazém tem aumentando a renda das famílias, comercializando em escala: “O Armazém mostra que a agricultura familiar veio para ficar e é uma forma de garantir o bem viver das nossas famílias com alimentação digna e de qualidade. A nossa comercialização cada vez aumenta mais e estamos com estratégia para alcançar mais mercados”.

A diretora-presidente da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Iara Andrade, ressaltou que este é o aniversário de quinto ano de um espaço pioneiro na Bahia no formato de armazém, que tem a gestão de centrais de cooperativas: “É importante reafirmar a organização e a articulação das cooperativas, que estão em processo de comercialização e que esse armazém possibilita a organização em rede desses empreendimentos pra que venha ampliar e acessar outros mercados e ofertar essa diversidade de produtos”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113790 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]