SMT de Feira de Santana melhora trânsito na Avenida Artêmia Pires e garante mais segurança na Nóide Cerqueira

Pista dupla da Avenida Artêmia Pires, em Feira de Santana.
Pista dupla da Avenida Artêmia Pires, em Feira de Santana.
Pista dupla da Avenida Artêmia Pires, em Feira de Santana.
Pista dupla da Avenida Artêmia Pires, em Feira de Santana.

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), realizou recentemente intervenções na Avenida Artêmia Pires com a implantação de pista dupla com barreira física central (canteiro) que disciplina o trânsito em horários de pico e melhora o fluxo na via, levando maior segurança para condutores e pedestres.

A rotina no trecho nas imediações dos condomínios Viva Mais Master e Parque Flora, segundo condutores de veículos, era marcada por acidentes, ultrapassagens, conversões ou retornos irregulares, além das longas filas de congestionamento.

Acidentes diminuíram, afirma morador

“É visível que o trânsito melhorou aqui. Percebemos que as pessoas [condutores] estão em fase de adaptação. Os acidentes que ocorriam diariamente diminuíram”, afirma Fabiano Fonseca Bernardes, advogado e morador de um dos condomínios da região.

Técnicos do setor de Engenharia de Tráfego e do Departamento de Operações da SMT realizaram estudos que apontaram a real necessidade de sinalização vertical e horizontal, introdução de conjunto semafórico e criação de faixas de segurança específicas no cruzamento da Artêmia Pires com a Rua Fernando Pinto, via responsável por ligar este trecho à Avenida Nóide Cerqueira.

A mudança conseguiu desviar grande parte do fluxo da Avenida Eduardo Fróes da Mota, o Anel de Contorno, reduzindo os transtornos causados pela grande movimentação de veículos no local.

Os condutores, agora, têm como opção trafegarem nos dois sentidos da Avenida Artêmia Pires – cada sentido de circulação possui pista própria – e realizar conversões com segurança à esquerda e à direita através do cruzamento.

O trânsito tem fluído mais e facilitado a saída de veículos

Para o vice-presidente da Associação de Moradores e Amigos de Condomínios do SIM (AMACS) e morador do condomínio Ilha de Bali, Roque Ramos Filho, o trânsito tem fluído mais e facilitado a saída de moradores para ir ao trabalho e, principalmente, levar crianças à escola.

“Melhorou 80%. Não ficamos mais parados em congestionamentos que já chegaram a ter aproximadamente seis quilômetros”, relata.

Reprogramação de retornos na Nóide Cerqueira

Outra importante mudança realizada pela SMT foi o reordenamento de retornos na Avenida Nóide Cerqueira. O superintendente municipal de Trânsito, Maurício Carvalho, explica que o motivo maior da reprogramação é preservar vidas em uma via com trânsito excessivo de veículos, pois interliga, em dois sentidos, a cidade à BR-324.

“Construímos, 400 metros à frente do retorno que foi fechado nas imediações do Barracão de Fogos Santo Antônio, uma nova opção de acesso rápida e segura à Avenida Nóide Cerqueira no sentido Centro”, explica o titular da pasta do Trânsito.

O novo retorno também garante tanto o acesso mais seguro de condutores de veículos à via quanto para quem pretende realizar conversão à direita, no sentido Avenida Artêmia Pires, através da Rua Fernando Pinto, ou ainda se deslocar pelo Bairro SIM seguindo na Rua Mário Taboa.

“Instalamos placas de sinalização de trânsito verticais, horizontais e aéreas, a exemplo da que adverte o motorista a manter distância lateral de um metro e cinquenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicletas [art.201 do Código de Trânsito], bem como faixas horizontais de segurança para travessias de pedestres e ciclistas”.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108850 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]