Prefeito em exercício Colbert Martins leva mensagem de otimismo do Governo Ronaldo, na reabertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Feira de Santana

Colbert Martins Filho: O principal passo que estamos dando é de entramos firmes na área de tecnologia.
Colbert Martins Filho: O principal passo que estamos dando é de entramos firmes na área de tecnologia.
Colbert Martins Filho: O principal passo que estamos dando é de entramos firmes na área de tecnologia.
Colbert Martins Filho: O principal passo que estamos dando é de entramos firmes na área de tecnologia.

A construção de um novo hospital estadual de emergência para fazer frente a crescente demanda que acorre à Feira de Santana, procedente da sua macrorregião, composta por cerca de 120 cidades, foi um dos principais itens elencados pelo prefeito em exercício Colbert Martins Filho, na reabertura da 1ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira (01/01/2018).

Evocando a importância de reafirmar a ligação harmônica entre os poderes constituídos do Município, para juntos propiciar “os grandes passos que Feira de Santana precisa dar”, Colbert delineou, em linhas gerais, as principais ações que se encontram em curso e que serão implementadas, ao longo dos próximos anos, pelo Governo Municipal.

Dentro das macrometas estabelecidas, o chefe interino do Executivo feirense listou a construção do Centro Comercial Popular (vital para o reordenamento do Centro da cidade), o seu Plano Diretor, em elaboração por especialistas da Escola Politécnica da UFBA (também de extrema importância para o desenvolvimento concatenado da região).

MOBILIDADE URBANA

Colbert Filho listou as obras que se encontram em curso, a exemplo  do túnel da Avenida João Durval Carneiro sob a Avenida Presidente Dutra, com inauguração prevista para o final deste mês.

Juntamente com o túnel da Avenida Maria Quitéria sob a Avenida Getúlio Vargas, estas intervenções, que ultrapassam investimentos superiores a R$ 100 milhões,  compõe as obras de mobilidade urbana que culminarão com a implantação do BRT, um dos modais de locomoção que vai modernizar o transporte urbano da cidade.

Ainda no tocante a mobilidade urbana, Colbert anunciou para o mês de maio a apresentação do resultado de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida em parceria da Prefeitura, a Pirelli e o Conselho Mundial para o Desenvolvimento Sustentável.

Esse mesmo projeto já foi desenvolvido em oito cidades no mundo, a exemplo de Bangcoc, cidades da China, em Portugal, e em Campinas. Entre as propostas apresentadas estão a implantação de ciclovias, melhorias no transporte público, e uma melhor convivência da sociedade com o trânsito.

MEIO AMBIENTE

“Também estamos trabalhando fortemente na área do Meio Ambiente, onde criamos a Universidade Aberta, e investindo com obras de   urbanização para a preservação de sete lagoas, integrando-as à cidade, o que será feito permanentemente”, disse o prefeito em exercício.

TECNOLOGIA

A maratona tecnológica realizada pela Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa e a Secretaria de Prevenção à Violência,  neste final de semana, para discutir segurança pública, foi outra ação do Governo apresentada  por Colbert Martins, com vistas a proporcionar mais segurança à  sociedade.

Ele se referiu ao Hackathon, que reuniu 60 programadores de softwares e aplicativos, que resultou na criação de um dispositivo monitorado, via satélite,  voltado ao combate a violência contra a mulher. Acionado pela vítima potencial, o alarme dispara numa delegacia especializada, em tempo de capturar o agressor. “O principal passo que estamos dando é de entramos firmes na área de tecnologia”, sublinhou

SUSTENTABILIDADE

“Neste momento, a SUDENE está trabalhando conosco numa consultoria técnica envolvendo recursos da ordem de  R$ 700 mil, para que possamos construir um Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável que vai permitir, a quem queira vir investir em nossa cidade, uma ideia exata do ponto de vista econômico, quais os nossos limites, nossas opções e vantagens”, disse Colbert, ao anunciar a sua viagem à Brasília, na tarde desta quinta-feira, onde tem audiência com o presidente Michel Temer e visita a três ministérios .

SAÚDE

Após cobrar a promessa não cumprida pelo governo estadual de construir um hospital de emergência em Feira de Santana, levando-se em conta a defasagem dos serviços prestados pelo Hospital Regional Clériston Andrade, construído em 1985, quando Feira contava em torno de 300 mil habitantes, Colbert Martins comemorou  os 36.585 atendimentos prestados pelo Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, no ano passado.

“Meu pai (o ex-prefeito Colbert Martins da Silva), lá em l992, quando teve a ideia de colocar em funcionamento aquele equipamento, não imaginou que, hoje, ele estaria atendendo 356.585 pessoas/ano. É muito importante e necessário, mas ainda é pouco para o que Feira de Santana precisa”, enfatizou.

Lembrando o prefeito José Ronaldo de Carvalho, que se encontra licenciado e reassume o governo na próxima segunda-feira, Colbert assinalou que também não se furtará em buscar “o diálogo permanente com o governador do Estado, todas as vezes em que precisarmos conseguir os projetos importantes para Feira de Santana.

Colbert Martins encerrou a sua fala assegurando que “novos projetos e obras do interesse público serão implementados e executados, atendendo a crescente demanda de benefícios sociais que a nossa administração poder alcançar, a fim de que o cidadão que habita o solo feirense experimente melhores condições de vida na saúde, na educação, no transporte e na segurança pública; na habitação e demais quesitos essenciais ao seu bem estar”.

A sessão foi presidida pelo vereador José Carneiro e contou com as presenças do ex-prefeito Clailton Mascarenhas, secretários municipais e os deputados Carlos Geilson e Fernando Torres.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.