Porto Seguro: Festival de música atrai turistas a Trancoso

Festival de música ocorre em Trancoso, Porto Seguro.
Festival de música ocorre em Trancoso, Porto Seguro.
Festival de música ocorre em Trancoso, Porto Seguro.
Festival de música ocorre em Trancoso, Porto Seguro.

A sétima edição do festival Música em Trancoso acontece de 3 a 10 de março de 2018, no paradisíaco vilarejo do sul da Bahia, com expectativa de reunir um público de 9 a 10 mil pessoas. O evento, realizado pelo Mozarteum Brasileiro, atrai turistas do Brasil e do mundo, movimentando a economia local.

“Temos a expectativa de superlotar o teatro, como em todos os anos, porque assim que começamos a anunciar, o público passou a comprar ingressos”, afirma a diretora artística do festival, Sabine Lovatelli.

Segundo o presidente da seção Extremo Sul da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), Wilson Spagnol, a ocupação hoteleira em Trancoso e no entorno costuma variar entre 80% e 90% durante o festival.

Na edição de 2017, de acordo com dados da organização, somente a equipe de produção e os músicos contribuíram para o fechamento de 1.424 diárias de hospedagem, em 16 diferentes pousadas da região, e o consumo de 3.121 refeições. Este ano, são 250 músicos e cantores de várias nacionalidades e estilos apresentando-se no belo cenário do Teatro L’Occitane.

São oito dias de uma programação que mistura o clássico e o popular. A novidade desta edição é um espetáculo de breakdance, “Red Bull Flying Bach”, com o grupo alemão Flying Steps.” Queremos diversificar muito”, diz Sabine.  Música clássica, ópera, jazz, soul, rock e músicas da Broadway completam o leque de estilos do festival.

Nomes como a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, a cantora de jazz americana Brenda Boykin, a cantora de rock marroquina Mennana Ennaoui e o trombonista sueco Nils Landgren estão entre as atrações.

Estrangeiros – O comparecimento de público estrangeiro é expressivo. De acordo com Sabine, corresponde a cerca de 15% do total. “Cada ano aumenta um pouco esse público, porque Trancoso está mais conhecida”, diz. “Há muitos franceses, portugueses, ingleses ou americanos”. Além da música, este público é atraído pelas belezas naturais da região, com suas praias tranquilas.

O festival possui ainda um viés educativo e sociocultural, promovendo o intercâmbio de artistas com a comunidade e incentivando os jovens à cultura musical. Alguns são encaminhados a instituições musicais do Brasil e da Europa por meio de bolsas.

Masterclasses com músicos e parte da programação são oferecidos gratuitamente em praças e praias, o que faz com que o público total supere as expectativas. Este ano, serão seis apresentações e aulas gratuitas ao ar livre, quatro a mais que nos anos anteriores. Já para os espetáculos pagos, os ingressos, que custam R$ 200 a inteira, são vendidos por R$ 20 para moradores da comunidade.

Rota do Descobrimento – Fundada em 1586, a vila de Trancoso situa-se na região de Porto Seguro, na Rota do Descobrimento. A área do centro histórico, conhecida como Quadrado, ficou notória pelas pequenas casas coloridas, tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O charme do local atrai turistas, celebridades e artistas do mundo inteiro.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120760 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.