Especialistas defendem ato de brincar durante primeiro dia da Jornada Pedagógica da rede de ensino de Feira de Santana

Primeiro dia da Jornada Pedagógica da rede de ensino de Feira de Santana.
Primeiro dia da Jornada Pedagógica da rede de ensino de Feira de Santana.
Primeiro dia da Jornada Pedagógica da rede de ensino de Feira de Santana.
Primeiro dia da Jornada Pedagógica da rede de ensino de Feira de Santana.

No âmbito da Educação Infantil, o ato de brincar é sinônimo de aprender. Quem garante isto são os especialistas deste segmento, reunidos nesta terça-feira (27/02/2018), durante o primeiro dia da Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana. Professores e coordenadores pedagógicos se reuniram no Centro de Cultura Maestro Miro para debater a temática central do evento: ‘A aprendizagem na sala de aula: direitos e objetivos’.

Este ano, a Jornada reuniu os grupos de profissionais da Educação pela modalidade em que eles atuam – do Infantil à Educação de Jovens e Adultos. Ao todo, aproximadamente 2 mil professores se dividiram em dez espaços para o debate e troca de experiências.

Ludicidade favorece o desenvolvimento do aprendizado

“As crianças têm direito de brincar e de aprender desde o momento em que nascem e é nosso objetivo garantir ambos, pois a ludicidade favorece o desenvolvimento do aprendizado”, explica a professora Darlene Lima, técnica da Divisão de Educação Infantil da Seduc. “É importante discutir isto na jornada, desta forma, iniciamos o ano reafirmando um tema relevante para nossas escolas e profissionais, com um debate amplo sobre a prática pedagógica”, destaca.

Doutora em política social destaca importância de facilitar o aprendizado

A professora Fani Quitéria Nascimento Rehem, doutora em política social, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), falou sobre os direitos da criança e aqueles relacionados à aprendizagem, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“Os direitos da criança são resultados de uma trajetória de lutas. É preciso que os professores e coordenadores tenham consciência da importância do aprender desde cedo, e de quais formas este aprendizado é facilitado”, explica Fani. “Conhecer as características de cada aluno, estimular a interação e ter intencionalidade pedagógica são necessários para o bom desenvolvimento do trabalho. Estas crianças não estão nas creches e pré-escolas para serem apenas cuidadas, mas também educadas”, defende.

Aprender brincando

A professora Jaqueline Bastos Lopes, que atua na Pré-Escola Municipal João Serafim de Lima, destacou a importância do trabalho do professor na Educação Infantil. “Precisamos pensar em cada aluno e nas formas pelas quais eles absorvem o que queremos ensinar. A ludicidade precisa estar sempre atrelada aos conteúdos para que as crianças possam aprender brincando, facilitando a aprendizagem e promovendo atividades divertidas ao mesmo tempo”, conta.

Nesta quarta-feira, 28, a Jornada Pedagógica continua, nas escolas. Professores, coordenadores pedagógicos e gestores se reúnem nas próprias unidades de ensino para trocar experiências e planejar o trabalho para o ano letivo.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114883 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.