Carnaval nos municípios baianos fortalece o turismo

Carnaval de Maragogipe mantém tradição da festa de máscaras.
Carnaval de Maragogipe mantém tradição da festa de máscaras.
Carnaval de Maragogipe mantém tradição da festa de máscaras.
Carnaval de Maragogipe mantém tradição da festa de máscaras.

A dimensão, expressividade e organização do Carnaval de Salvador tornaram  a festa uma referência da Bahia para o mundo. Mas a folia de Momo vai muito além da capital. Vários municípios baianos mantêm a tradição dos festejos e movimentam o turismo no período. Estimativa da Secretaria do Turismo do Estado indica que são mais de 1,4 milhão de visitantes.

De acordo com o secretário estadual do Turismo, José Alves, o Carnaval é responsável por importante fatia da movimentação econômica nesse período. “A festa vai gerar mais de R$ 2,3 bilhões em todo o Estado, um dos motivos para o governo estadual apoiar o Carnaval de diversos municípios, como forma de valorizar a cultura e o turismo”, afirma.

Entre as cidades que recebem aporte do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Turismo do Estado e da Bahiatursa, para a realização do Carnaval, está Valença. Atrações regionais se apresentam no palco montado na praia de Guaibim, desta sexta até terça-feira 9 a 13 de fevereiro de 2018.

A programação inclui apresentações de manifestações culturais como o Bumba meu Boi. A administração municipal estima que 30 mil turistas participem da folia, destacadamente baianos de cidades vizinhas e turistas goianos e brasilienses. A rede hoteleira de Guaibim registra 100% de ocupação.

Famoso pelo concurso de fantasias, o Carnaval de Maragojipe vai deste sábado até terça-feira (dias 10 a 13), na Praça da Matriz. A grade de atrações inclui as bandas Diamba e Filhos de Jorge. A Prefeitura estima ocupação hoteleira de 90% e 30 mil visitantes no período. Na lista estão mineiros, paulistas, cariocas, portugueses e franceses, mas a maioria vem de municípios do Recôncavo, como Santo Amaro, Cachoeira e Muritiba.

No município de Cairu, as comemorações acontecem tanto na sede quanto nas localidades turísticas de Boipeba e Gamboa. A partir desta sexta-feira (9), a animação ficará por conta de fanfarras, bloquinhos e concurso de fantasias, dentre outros. Quando o reinado de Momo acaba, a folia recomeça em Morro de São Paulo, no fim de semana após a Quarta-feira de Cinzas. De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, mais de 40 mil visitantes passarão por Cairu no Carnaval, gerando uma ocupação de 95% dos 15 mil leitos das localidades turísticas de Boipeba, Gamboa e Morro de São Paulo.

Até terça-feira (13), a folia está liberada também em Porto Seguro, com blocos que desfilam na Passarela do Descobrimento, na sede do município, e nas localidades de Arraial D’Ajuda e Trancoso. Depois, a programação continua na Quarta-feira de Cinzas (14) e nos dias 17 de fevereiro e 3 de março. Segundo a Prefeitura de Porto Seguro, durante o Carnaval são esperados 60 mil visitantes vindos de outros municípios baianos e de estados como Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. O número reflete na ocupação hoteleira, que chega a 95% dos 45 mil leitos disponíveis na cidade.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111090 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]