Salvador: V Caminhada de Corpo e Alma é realizada durante edição 2018 da Lavagem do Bonfim

Cortejo da Lavagem do Bonfim, realizado em Salvador.
Cortejo da Lavagem do Bonfim, realizado em Salvador.
Cortejo da Lavagem do Bonfim, realizado em Salvador.
Cortejo da Lavagem do Bonfim, realizado em Salvador.

A Caminhada de Corpo e Alma sairá pelo quinto ano consecutivo nesta quinta-feira (11/01/2018), da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, conduzindo a imagem de Nosso Senhor do Bonfim até Basílica Santuário, no alto da Colina Sagrada, no Bonfim, em Salvador. Esse ano, a grande expectativa é com relação ao andor, decorado com milhares de fitinhas do Sr. do Bonfim com os pedidos de fiéis. O lema deste ano é ‘Banhando a Cidade do Salvador de Solidariedade e Paz’. O cortejo será puxado pela Oficina de Frevos e Dobrados, com regência do maestro Fred Dantas.

Na caminhada, o andor é entregue aos fiéis pelos membros da Devoção do Senhor do Bonfim, que a conduzem até a Basílica Santuário. A saída está programa para as 8 horas da Igreja da Conceição da Praia. Na chegada, a imagem será recebida com apresentações de músicas religiosas no adro da Igreja do Bonfim. Os membros da irmandade farão o acolhimento das baianas, com a entrega das vassouras para a tradicional Lavagem do Adro da Basílica.

Após a lavagem, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim ficará próxima à porta principal para veneração pública até às 18 horas.

Os fieis podem adquirir na Basílica Santuário as camisetas ou o kit para a Caminhada, que contém também um boné e uma garrafa de água para ser abençoada na chegada. A renda será revertida em prol das ações desenvolvidas pelo Projeto Bom Samaritano.

Parada Obrigatória

Os fiéis que acompanharem a caminhada terão à disposição o espaço Parada Obrigatória, que funcionará em frente à Praça do Nosso Senhor do Bonfim no Centro Comunitário. Lá o público terá acesso a food trucks e, na área coberta, será servida a Feijoada da chef Leka. A banda Rio Vermelho fará a animação

Outras opções são o Santo Café – Cultura e Arte, com lanches, sucos, salgados e doces, que funciona no Espaço Casa dos Romeiros, ao lado da Igreja do Bonfim; e a Vila Criativa, que oferecerá sarapatel, feijoada, acarajé e abará, com a participação do DJ Denison. O Espaço do Artesanato também estará funcionando, comercializando lembranças do Bonfim e da Bahia.

Novena

A novena será retomada no dia 12, sendo repetida no sábado (13) seguida da tradicional apresentação dos Ternos de Reis, à noite, na Praça do Bonfim. Dia 14, domingo, será o dia maior da festa, com alvorada às 5 horas e missa às 5, 6, 7:30 e 17 horas. A missa solene acontece às 10 horas, presidida pelo arcebispo primaz do Brasil, D. Murilo Krieger.

Às 16 horas será realizada a Procissão dos Três Pedidos, com saída da Igreja dos Mares em direção à Colina Sagrada – na chegada serão realizadas três voltas em torno da Basílica Santuário do Nosso Senhor do Bonfim. O encerramento contará com queima de fogos de artifício.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108845 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]