Salvador: Festa do Nosso Senhor do Bonfim começa com novena

Fachada da Igreja Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador.
Fachada da Igreja Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador.
Fachada da Igreja Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador.
Fachada da Igreja Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador.

A Festa de Nosso Senhor do Bonfim, realizada em Salvador, tem início nesta quinta-feira (04/01/2018) com a Novena, a partir das 19 horas. A abertura contará com apresentação do Coletivo Rumpilezinho, sob regência do maestro Letieres Leite, às 18 horas. Às 18:30 horas será realizado o hasteamento da Bandeira do Sr. Bom Jesus do Bonfim, dando início às comemorações que se estendem até o dia 14.

Na sexta-feira, 5, a primeira do ano, mantendo a tradição, as missas ocorrem a partir das 5 horas, de hora em hora até ás 18:30 horas, com a novena tendo início às 19 horas. A programação da novena se repete até o dia 10. No dia 11 (quinta-feira), acontece a tradicional Lavagem do adro da Basílica Santuário Senhor do Bonfim.]

Neste dia, será realizada a Caminhada Lavagem de Corpo e Alma, que sairá às 9 horas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, tendo à frente o reitor da Basílica Santuário do Nosso Senhor do Bonfim, Pe. Edson Menezes Silva e membros da Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim. Os fiéis conduzirão o andor até a Colina Sagrada.

A novena será retomada no dia 12 (sexta-feira), sendo repetida no sábado. No dia 13, terá a tradicional apresentação dos Ternos de reis, à noite. Dia 14, domingo, será o dia maior da festa, com missa solene, às 10 horas, presidida pelo arcebispo primaz do Brasil, D. Murilo Krieger.

A festa de 2018 terá como tema ‘Origem, identidade e missão do amado Jesus, Senhor do Bonfim’ e o lema ‘Quem dizes os homens ser o Filho do Homem (Mt 16,13)’, que serão desdobrados em subtemas para cada noite da novena.

Fitinhas

Os fiéis podem fazer seus pedidos e amarrar fitinhas do Sr. do Bonfim ao andor que conduzirá a imagem do Senhor do Bonfim da Igreja da Conceição da Praia à Colina Sagrada, até o dia 6. No dia seguinte, a imagem será levada à Igreja da Conceição da Praia.

Vila Criativa

Nesta primeira sexta-feira do ano a Vila Criativa, espaço de exposição e comercialização de artesanato e decoração, localizado na Casa dos Romeiros, Praça do Bonfim (ao lado da Basílica Santuário do Nosso Senhor do Bonfim) vai abrir seu restaurante a partir das 11 horas. O cardápio para almoço terá comida baiana, caruru, vatapá, xinxim de galinha, feijão fradinho, farofa, acarajé, arroz.

Também no espaço Casa dos Romeiros, os visitantes têm à disposição o Café Cultural, cafeteria com espaço para exposições que está funcionando de segunda a quinta-feira, das 14 às 18 horas; sexta e sábado, das 10 às 21 horas e aos domingos entre 10 e 18 horas.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109848 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]