PLANSERV esclarece dúvidas de servidores do Poder Judiciário baiano

Planserv esclarece dúvidas durante encontro com sindicalistas no Sinpojud.
Planserv esclarece dúvidas durante encontro com sindicalistas no Sinpojud.
Planserv esclarece dúvidas durante encontro com sindicalistas no Sinpojud.
Planserv esclarece dúvidas durante encontro com sindicalistas no Sinpojud.

A coordenadora geral do Planserv, Cristina Cardoso, esclareceu dúvidas de servidores na sede do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sinpojud-BA). No encontro, a gestora negou a privatização da Assistência e outras informações falsas que começaram a circular desde o anúncio da contratação de uma empresa contratada para aprimorar a gestão do plano. “Caminhamos no sentido contrário aos boatos, visando fortalecer a gestão e melhorar o atendimento aos beneficiários”, assegurou.

A gestora explicou que atividades “meio” como auditoria e call center já eram prestados ao Planserv por outras empresas. A partir da contratação da Qualidade, que venceu a licitação do ano passado, os processos foram reunidos em uma única empresa, a fim de integrar todo o atendimento, desde o cadastro do novo beneficiário até o pagamento das faturas que chegam dos prestadores para o Planserv.

“Estamos fazendo tudo o que podemos para oferecer o melhor aos nossos beneficiários, mas se tem gente se especializando em gestão de planos de saúde que pode trazer o que há de mais novo e eficiente, nós temos que buscar e é isso o que estamos fazendo”, enfatizou Cristina Cardoso.

Ao responder sobre dificuldades para agendamento de consultas e exames, a gestora explicou que o pedido de autorização para agendamento de consultas e exames passou a ser exigido para controlar desperdícios. “Algumas clínicas estavam orientando os beneficiários a irem para uma primeira consulta já em jejum para realizarem exames desnecessários, apenas para aumentar o faturamento”, exemplificou.

Sobre a negativa de alguns exames, ela explicou que existem prazos mínimos para repetição de alguns procedimentos baseados em evidências científicas e estudos médicos. Contudo, quando há a necessidade de um acompanhamento mais rigoroso, em casos específicos, a primeira negativa automática do sistema deve ser entendida pelo beneficiário, na verdade, como um pedido de justificativa. “É preciso que o médico informe porque está pedindo um novo exame em tão pouco tempo. Se houver uma necessidade real, o exame é autorizado”, pontuou.

“Nossa Ideia nunca foi restringir o atendimento. O que estamos fazendo ao ampliar o controle e racionalizar a utilização dos recursos, já que a receita é a mesma, é garantir a sustentabilidade do plano sem a necessidade de aumentos ou mudanças na tabela”, completou. A gestora destacou, ainda, que usar o recurso do Planserv para o que é realmente necessário garante a continuidade dos atendimentos de emergência, tratamentos oncológicos, hemodiálises e demais procedimentos fundamentais para a saúde dos beneficiários.

Ao final de sua participação no encontro, Cristina Cardoso incentivou os servidores a registrarem negativas de atendimento junto à Ouvidoria do Planserv. Este registro pode ser feito através da Central de Relacionamento (0800 56 6066), da aba “Fale Conosco” do site do Planserv (www.planserv.ba.gov.br), ou do site da Ouvidoria Geral do Estado (www.ouvidoria.ba.gov.br). Além de representantes do Sinpojud, também participaram da reunião representantes da Fetrab, da Afpeb e de outras entidades sindicais.

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