Desembargadores do TJBA participam de cerimônia de posse do general Marcos André da Silva Alvim no Comando da 6ª Região Militar

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Desembargadores Baltazar Miranda Saraiva e Gardênia Pereira Duarte participam de solenidade militar.
Desembargadores Baltazar Miranda Saraiva e Gardênia Pereira Duarte participam de solenidade militar.

Os desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) Baltazar Miranda Saraiva e Gardênia Pereira Duarte, e o General de Exército Artur Costa Moura, comandante Militar do Nordeste participaram da solenidade de posse do general Marcos André da Silva Alvim, no comando da 6ª Região Militar – Região Marechal Cantuária.

Ao transmitir o comando, o general Joarez Alves Pereira Junior relatou sobre a missão desenvolvida, agradeceu as presenças e destacou a participação dos desembargadores e do General de Exército.

O evento ocorreu na sexta-feira (26/01/2018), no 19º Batalhão de Caçadores, em Salvador.

Perfil do General

O general de divisão Marcos André da Silva Alvim, comandante da 6ª Região Militar, foi promovido ao posto atual em 31 de março de 2017. Nasceu em 4 de novembro de 1960, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. É filho de Estanislau da Silva Alvim e de Cordélia Leão da Silva Alvim e é casado com Karina Guerra Cardoso Alvim, o casal possui três filhos: Pedro, Larissa e Rebeca.

Ele incorporou às Fileiras do Exército Brasileiro em 28 de fevereiro de 1977, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, tendo sido declarado Aspirante a Oficial no ano de 1983. Na área militar, possui os seguintes cursos: Básico Paraquedista, Básico e Avançado de Montanhismo; Avançado de Inteligência; Operações em Alta Montanha, no Chile; bacharel em Ciências Militares; mestrado em Operações Militares; mestrado em Ciências Militares; política, estratégia e alta administração, na Escola de Guerra do Exército dos Estados Unidos da América. No meio civil cursou administração e negócios para o gerente-executivo, na Universidade de Miami – EUA; pós-graduação em Inteligência e Segurança, na Universidade do Sul de Santa Catarina; extensão em Relações Internacionais, na Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro.

Como Oficial superior foi Instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras, Oficial do Gabinete da Casa Militar da Presidência da República, Oficial de Ligação Militar das Nações Unidas na Guatemala, Oficial do Estado-Maior do Comando da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, Comandante do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, Comandante do Colégio Militar de Brasília e Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Planalto. Como Oficial General desempenhou os cargos de Comandante da Escola de Sargentos das Armas e Diretor de Educação Técnica Militar; atualmente é o Comandante da Sexta Região Militar.

Durante a sua carreira recebeu diversas condecorações, dentre as quais se destacam: Distintivo de Comando Dourado; Medalha Militar de Ouro, com Passador de Platina; Ordem do Mérito Militar; Ordem do Mérito Naval; Medalha Mérito Santos Dumont; Medalha Marechal Osório; Medalha Marechal Trompowski; Medalha das Nações Unidas – MINUGUA; Medalha Mérito da Magistratura do Tribunal de Justiça da Bahia; Medalha Thomé de Souza da Câmara Municipal de Salvador; Medalha Mérito Policial Militar da Bahia; Título de Cidadão Tricordiano.

Empresário Nelson José de Carvalho, general Joarez Alves Pereira Junior, desembargador Baltazar Miranda Saraiva e o general Marcos André da Silva Alvim.
Empresário Nelson José de Carvalho, general Joarez Alves Pereira Junior, desembargador Baltazar Miranda Saraiva e o general Marcos André da Silva Alvim.
Desembargador Baltazar Miranda Saraiva, General de Exército Artur Costa Moura e o empresário Nelson José de Carvalho durante solenidade.
Desembargador Baltazar Miranda Saraiva, General de Exército Artur Costa Moura e o empresário Nelson José de Carvalho durante solenidade.
General Marcos André da Silva Alvim e o desembargador Baltazar Miranda Saraiva
General Marcos André da Silva Alvim e o desembargador Baltazar Miranda Saraiva
Banner do Governo da Bahia: Campanha 'Aqui é trabalho', veiculada nesta sexta-feira (04/11/2021).
Sobre Carlos Augusto 9717 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).