Curso de Introdução ao Pensamento de Judith Butler é realizado na UFBA

Berenice Bento ministra palestra no Curso de Introdução ao Pensamento de Judith Butler.
Berenice Bento ministra palestra no Curso de Introdução ao Pensamento de Judith Butler.
Berenice Bento ministra palestra no Curso de Introdução ao Pensamento de Judith Butler.
Berenice Bento ministra palestra no Curso de Introdução ao Pensamento de Judith Butler.

O grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade (CUS) encerra, nesta segunda-feira (22/01/2018), o Curso de Introdução ao Pensamento de Judith Butler, com o tema Caminhos divergentes e a questão palestina. Desta vez a palestra foi proferida pela professora Berenice Bento, da Universidade de Brasília, que ao final também lançou dois livros de sua autoria: ‘Transvid@s, gênero, sexualidade e direitos humanos’ (EDUFBA), e a terceira edição de ‘A reinvenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual’, que sai pela Editora Devires. As atividades ocorreram no auditório do Pavilhão de Aulas 5 (PAF-5), campus de Ondina da UFBA, em Salvador.

Na palestra, Berenice Bento tratou sobre uma das obras mais recentes de Judith Butler, que foi traduzida em 2017 pela Boitempo, com o título ‘Caminhos divergentes – judaicidade e crítica do sionismo’. Além de pesquisar temas da diversidade sexual e de gênero, Berenice tem também escrito sobre a ocupação de Israel em territórios palestinos. “O tema que ela vai explorar ganha ainda mais atualidade com a decisão do presidente dos Estados Unidos transferir a embaixada americana em Jerusalém”, destaca o professor Leandro Colling, coordenador do CUS.

Já os livros que serão lançados tratam sobre questões de gênero e sexualidade. Transvid@s, editado pela EDUFBA, reúne comunicações realizadas em eventos, entrevistas, artigos de opinião, ensaios, apresentações de livros e resenhas dos últimos 10 anos.  A reinvenção do corpo, originalmente sua tese de doutorado e publicado pela primeira vez em livro em 2006, estava esgotado nas livrarias e agora ganha nova edição pela editora Devires, de Salvador. “Esse é um livro muito influenciado pelos estudos queer, em especial Butler, e que marcou os estudos de gênero no Brasil, em especial no tocante às questões da transexualidade. Trata-se de uma dura crítica ao modo patologizante de como determinados saberes pensam as identidades transexuais. Também será uma oportunidade de Berenice linkar essas obras da Butler sobre gênero com a questão da judaica e palestina”, avalia Leandro Colling.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114952 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.