

Como os países ricos enriqueceram de fato? No estudo ‘Chutando a escada: a estratégia do desenvolvimento em perspectiva histórica’, Ha-Joon Chang examina a pressão que o mundo desenvolvido exerce sobre os países em desenvolvimento para que adotem certas ‘políticas boas’ e ‘instituições boas’, hoje consideradas necessárias ao desenvolvimento econômico.
Adotando uma abordagem histórica, o Dr. Chang constata que a evolução econômica dos países atualmente desenvolvidos difere extraordinariamente dos procedimentos que eles agora recomendam às nações mais pobres. Suas conclusões são convincentes e perturbadoras – os países desenvolvidos estão tentando ‘chutar a escada’, pela qual subiram ao topo, ao impedir que os países em desenvolvimento adotem as políticas e as instituições que eles próprios usaram.
Perfil
Ha-Joon Chang (Hangul, Coreira do Sul, 7 de outubro de 1963) é um economista institucional sul-coreano especializado em economia do desenvolvimento. Atualmente é membro do Departamento de Política Econômica do Desenvolvimento na Universidade de Cambridge, Chang é autor de diversos livros de política amplamente discutidos, sendo o mais notável Chutando a Escada: A Estratégia do Desenvolvimento em Perspectiva Histórica (2002). Em 2013 a revista Prospect listou Chang como um dos 20 Maiores Pensadores do Mundo.
Ele já serviu como consultor ao Banco Mundial, ao Banco Asiático de Desenvolvimento, ao Banco Europeu de Investimento, também a Oxfam e várias agências das Nações Unidas. Ele é também membro do Centro de Pesquisa de Economia e Política de Washington, D.C. Em adição, Chang faz parte do conselho do Academics Stand Against Poverty (ASAP).