Virtual Educa: secretário estadual Walter Pinheiro debate, em encontro na sede do Banco Mundial, experiências da Bahia no setor de Tecnologias da Informação e Comunicação

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Secretário Walter Pinheiro cumpre agenda de trabalho em Washington.
Secretário Walter Pinheiro cumpre agenda de trabalho em Washington.
Secretário Walter Pinheiro cumpre agenda de trabalho em Washington.
Secretário Walter Pinheiro cumpre agenda de trabalho em Washington.

O uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em sistemas educacionais foi debatido nesta segunda-feira (11/12/2017), no âmbito da reunião do Conselho de Diretores da Fundação Virtual Educa, na sede do Banco Mundial, em Washington (EUA). Presente à atividade, o secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, destacou ações que estão em curso na Bahia, a exemplo do Programa de Ensino Médio por Intermediação Tecnológica (Emitec).

O Ensino Médio com Intermediação Tecnológica é uma oferta estruturante da Secretaria da Educação do Estado que faz uso de uma rede de serviços de comunicação multimídia que integra dados, voz e imagem, se constituindo em uma alternativa pedagógica para atender a jovens e adultos dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) que, prioritariamente, moram em localidades distantes (ou de difícil acesso) em relação a centros de ensino e aprendizagem onde não há oferta do Ensino Médio.

“São locais onde muitas vezes nem mesmo é possível chegar de carro, mas a aula chega diariamente e os estudantes podem, inclusive, interagir com os educadores e tirar dúvidas em tempo real. São mais de 21 mil alunos situados em mais de 400 localidades. Inclusive temos um aluno desta modalidade de ensino, o Dikson, de 15 anos, que já coleciona 12 medalhas em competições de Matemática, sendo atualmente medalhista de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática”, destacou Pinheiro.

O secretário também citou que mais de mil professores da rede estadual estão participando da formação para a implementação de uma parceria entre a Secretaria e o Google com foco no uso de aplicativos educacionais em sala de aula, a partir do uso de Chromebooks. “O foco do trabalho que estamos desenvolvendo é no eixo pedagógico das escolas, porém com o uso da tecnologia como ferramenta, para tornar mais atrativo e dinâmico o ensino e a aprendizagem”, destacou, ao completar que este projeto deve envolver mais de 28 mil educadores e 572 escolas.

A reunião no Banco Mundial fez parte de uma ampla agenda que o secretário Walter Pinheiro está cumprindo em Washington, com foco na preparação para a Bahia sediar, em junho de 2018, o XIX Encontro Internacional Virtual Educa.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113560 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]