Secretaria estadual reúne agricultores familiares da Bahia para explanação sobre PAA 2018

Agricultores familiares da Bahia participam de explanação sobre PAA 2018.

Agricultores familiares da Bahia participam de explanação sobre PAA 2018.

Com a redução de 66% nos valores do repasse federal em todo o país para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura de Eunápolis realizou na manhã desta quarta-feira (06/12/2017), no Auditório da Câmara de Vereadores uma palestra voltada aos agricultores familiares para explanar a execução do programa para o ano de 2018.

Tendo o governo federal liberado apenas R$ 250.000,00 para execução do PAA no município de Eunápolis em 2018 – mesmo após solicitação da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de um valor superior a R$ 1 milhão -, o superintendente de Agricultura, Alick Maia explicou que o governo municipal entende a importância do PAA para a escoação da produção dos agricultores familiares e por isso está buscando uma solução que beneficie a todos, intensificando ainda mais a fiscalização e garantindo que apenas aqueles agricultores que realmente necessitem da renda do PAA possam participar do programa em 2018.

Após reunião do secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Lourenço Batista, com o CONSEA – Conselho de Segurança Alimentar, ficou definida a intensificação da fiscalização e corte daqueles produtores cadastrados que não atenderem às exigências do programa. “Hoje temos 274 inscritos e um valor reduzido de repasse, por isso a necessidade de fiscalizar ainda mais. Nossos agricultores agora assinam um documento adicional ao cadastro, onde atestam que os produtos comercializados são produzidos em suas propriedades, que sua única renda é oriunda do PAA, entre outras medidas preventivas para garantir que apenas o pequeno produtor seja beneficiado pelo programa”, explicou o secretário Lourenço.

Para o agricultor familiar Antônio Souza, a equipe da secretaria de Agricultura está agindo corretamente. “Nós que entregamos os produtos semanalmente e convivemos com a equipe da prefeitura vemos o esforço deles e a preocupação com nós, pequenos produtores. Agora que o valor foi reduzido temos que beneficiar quem mais precisa mesmo, dando prioridade aqueles que agem de forma correta na entrega dos produtos”, concluiu o pequeno agricultor.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Redação

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]