Praça Gastronômica do Bahia Rural Contemporânea traz para Salvador a culinária do interior baiano

Praça Gastronômica no Parque de Exposições Agropecuárias de Bahia, em paralelo à 30ª Fenagro que ocorre em Salvador.
Praça Gastronômica no Parque de Exposições Agropecuárias de Bahia, em paralelo à 30ª Fenagro que ocorre em Salvador.
Praça Gastronômica no Parque de Exposições Agropecuárias de Bahia, em paralelo à 30ª Fenagro que ocorre em Salvador.
Praça Gastronômica no Parque de Exposições Agropecuárias de Bahia, em paralelo à 30ª Fenagro que ocorre em Salvador.

A diversidade e o sabor diferenciado da culinária baiana podem ser apreciados na Praça Gastronômica, uma das atrações do Bahia Rural Contemporânea – VIII Feira da Agricultura (FEBAFES), que acontece até o próximo domingo (03/11/2017), no Parque de Exposições Agropecuárias de Bahia, em paralelo à 30ª Fenagro que ocorre em Salvador.

Jucilene Viana, da Comunidade Quilombola do Kaonge, em Iguape, município de Cachoeira, trouxe, com um grupo do Centro de Educação e Cultura Vale do Iguape, algumas das deliciosas iguarias do Território Recôncavo, a exemplo das ostras, maniçoba e galinha caipira: “Para nós, estar aqui nesta feira é muito importante para que possamos divulgar a nossa produção. Nós somos o maior potencial de ostra do estado da Bahia”. Viana conta que os pratos, típicos do Recôncavo baiano, são sempre bem aceitos pelo público: “Todos os que comem gostam. Este está sendo mais um espaço de divulgação e isso para a gente é perfeito”.

O comerciante colombiano Carlos Andres Ramires, que vive no Brasil há três anos, já experimentou diversos pratos comercializados na Praça Gastronômica, com destaque para a culinária do Recôncavo: “Os pratos são muito bem feitos, bem preparados e com bons ingredientes. Eu gostei muito do tempero baiano”.

Na Praça Gastronômica, os visitantes do Bahia Rural Contemporânea podem conhecer e degustar pratos típicos e diversificados do interior baiano, comercializados nas 25 barracas de gastronomia, a exemplo dos Cortes Especiais de Cordeiro e Espetinho de Bode (Território Bacia do Jacuípe); Carne Defumada de Caprino (Sertão Produtivo); Ostra e Maniçoba (Recôncavo); Linguiça de Sardinha (Sertão do São Francisco); Peixe com Aipim (Costa do Descobrimento), Carne do Sol, Moquecas, Galinha Caipira, Sarapatel e Godó – prato à base de banana d’água com carne seca (Chapada Diamantina), além dos tradicionais Beijus, Mingaus e petiscos variados.

Atrações Culturais

Além dos diversos pratos típicos do interior baiano, os visitantes também podem conferir na Praça Gastronômica uma agenda de shows, que se inicia às 20h até a próxima sexta-feira (01) e sábado (02) e domingo (03), a partir das 20:30, a exemplo de Guido Sanfoneiro, Forró do Tico, Forró Kelsh, Jairo Barbosa, Sertanejo Prime, Saulo Gama, Piano Nordestino, Peu Alves e Rasga Coco.

O Bahia Rural Contemporânea, maior evento de valorização e comercialização da agricultura familiar, economia solidária e reforma agrária do estado, abriga ainda uma série de outros eventos e atrações como a Cozinha Show Comida do Lugar, que terá a participação de renomados chefs de cozinha da Bahia, preparando pratos com produtos da agricultura familiar; a Feira Tecnológica, com a amostra de um conjunto de tecnologias voltadas para produção, agroindustrialização, comercialização, pesquisa e inovação; cursos, palestras, oficinas e seminários, com uma extensa programação e temas voltados para o fortalecimento da agricultura familiar, reforma agrária, empreendedorismo e gestão de empreendimentos e políticas públicas para os municípios baianos.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141146 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.