Idosos e preconceito racial é tema de roda de conversa no Centro Dona Zazinha, em Feira de Santana

Roda de conversa sobre Intolerância Racial no Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira, em Feira de Santana.

Roda de conversa sobre Intolerância Racial no Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira, em Feira de Santana.

Idosos assistidos pelo Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira estão integrados às Comemorações do Novembro Negro, que estão sendo promovidas durante todo este mês em Feira de Santana pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso). Nesta quarta-feira (22/11/2017), 153 pessoas na terceira idade foram envolvidas em uma série de atividades culturais e de lazer que culminaram com uma roda de conversa sobre a ‘Intolerância Racial’.

Durante a roda de conversa, coordenada pelo diretor do Departamento da Igualdade de Gênero, Racial e Juventude da Sedeso, Gilenaldo Santos, os idosos foram levados a uma reflexão sobre a questão. O palestrante abordou sobre o preconceito racial, a necessidade de enfrentamento, o histórico da divisão da sociedade por classe social e cor da pele, que considerou um equívoco que está sendo reparado por toda a sociedade.

Durante a roda de conversa, os idosos fizeram perguntas e alguns relataram suas experiências com relação à discriminação racial sofrida ao longo de suas vidas, principalmente na juventude. Em seguida, participam de louvores e cantaram o Hino ao Senhor do Bonfim e da Princesa do Sertão.

A coordenadora do Centro de Convivência, Ademildes de Almeida, explica a importância da iniciativa. “O propósito de olhar com amor e respeito o ser humano, sem colocar nenhuma classificação de nível social. E o mais importante é ver a pessoa como ser humano”, ressaltou.

Professora aposentada de História, a idosa Marinê, que há dois anos frequenta o Centro Dona Zazinha, ressaltou a satisfação de participar das atividades. “Vejo aqui neste espaço, um lugar que conduz o ser humano à transformação, das pessoas mais simples que têm valor imensurável. E nisso o respeito é colocado para que elas sintam respeitadas”, afirmou.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Redação

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]