FENAGRO completa 30 anos; atividade do agronegócio ocorre no Parque de exposições da Bahia; confira programação

Cena da 29ª abertura oficial da FENAGRO, no Parque de Exposições da Bahia. Edição de 30 anos conta com extensa programação e oportunidades de negócio.

Cena da 29ª abertura oficial da FENAGRO, no Parque de Exposições da Bahia. Edição de 30 anos conta com extensa programação e oportunidades de negócio.

A Feira Internacional da Agropecuária (FENAGRO) completa, em 2017, 30 anos.  A Fenagro é considerado o maior evento do segmento do Norte/Nordeste e um dos cinco mais importantes do Brasil, acontece entre os dias 25 de novembro e 3 de dezembro de 2017, no Parque de Exposições da Bahia, em Salvador. Na 30ª edição, a feira viabiliza oportunidades de negócios e ações de fomento ao setor agropecuário, que vão desde a comercialização de produtos artesanais, até leilões de animais com alto padrão genético, que chegam a custar R$1,5 milhão. Além disso, o evento tem atividades para toda a família como o Espaço Kids, praça de alimentação com restaurantes diversos, exposição e torneio de animais, entre outros serviços oferecidos ao público.

A FENAGRO é uma realização da Central das Exposições, representada pela Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACOOBA), promovida em parceria com o governo do Estado, através das secretarias da Agricultura (SEAGRI), e de Desenvolvimento Rural (SDR), além de outras instituições. São apoiadores o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Caixa Econômica Federal (CEF), Banco do Brasil (BB) e Desenbahia.

AVENIDA DO AGRONEGÓCIO

Corredor localizado no centro do Parque de Exposições de Salvador, que reúne secretarias do governo do Estado e instituições ligadas ao segmento, com suas ações e projetos de fomento ao agronegócio e agentes financeiros, trazendo oportunidades de novos investimentos, a Avenida é novamente uma das atrações desta edição da FENAGRO. O local abriga ainda o gabinete do secretário da Agricultura, Vitor Bonfim, que é transferido para o Parque durante os nove dias do evento, onde acontecerão encontros importantes relacionados ao segmento agropecuário, a reunião do Programa de Desenvolvimento do Agronegócio (PRODEAGRO). A Avenida também tem atrações para o público em geral.

Idealizada pela Secretaria da Agricultura da Bahia (SEAGRI), ao longo da Avenida do Agronegócio estarão expostas as razões para se investir na agropecuária da Bahia, a partir da união dos elos (Poder público, Bancos e Entidades de classe). O espaço traz ainda a exposição das potencialidades da agropecuária do Estado, que fazem com que investidores de todo o mundo sejam atraídos para se instalar aqui. O cenário atrativo compõem-se de condições naturais de clima, solo e extensão territorial, que garantem a Bahia uma matriz produtiva que reúne mais de 50 produtos vegetais cultivados, e cerca de uma dezena de segmentos com importância econômica significativa na pecuária; segurança fitossanitária, mantendo o Estado livre de diversas doenças e pragas na agricultura e pecuária; vocação para o desenvolvimento da pesca, aquicultura e carcinicultura, e fomento a pesquisa e inovação tecnológica, que viabilizam, por exemplo, a  produção de mudas de qualidade e mais resistentes a pragas, entre outras ações.

CETAB – CENTRO TECNOLÓGICO DA AGROPECUÁRIA DA BAHIA

A Avenida do Agronegócio também traz um espaço reservado ao Centro Tecnológico Agropecuário do Estado da Bahia (CETAB), da SEAGRI. Lá serão divulgados os serviços e pesquisas realizados nos 12 laboratórios do Centro, localizado no bairro da Ondina, Salvador. O Centro é referência em pesquisas agropecuárias que impactam significativamente no controle de doenças e pragas nas áreas vegetal e animal, além de análises de solo, controle de qualidade de alimentos e classificação de produtos de origem vegetal.

CÂMARAS SETORIAIS

Marcando a retomada das discussões das Câmaras Setoriais, serão realizadas reuniões e palestras durante a Feira. As câmaras setoriais reuniram representantes do poder público, setor produtivo e instituições ligadas ao segmento agropecuário na criação e execução de planejamento para 20 anos, voltado às cadeias produtivas estratégicas.

SALÃO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS

Fomentar negócios internacionais, promover capacitações e debater temas estratégicos voltados à inovação e o aumento da competitividade da agropecuária baiana, são os objetivos do VI Salão Internacional da 30ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (FENAGRO). Realizado pela Secretaria da Agricultura (SEAGRI), o Salão funcionará entre os dias 25 de novembro a 03 de dezembro, na Avenida do Agronegócio, com uma programação composta de workshops e fóruns, idealizados pelo Corpo Consular da Bahia.

Agenda

Domingo, 26/11/2017

Promotor: Consulado Geral da Argentina

Cônsul Geral: Pablo Virasoro

9h – Montagem dos stands no salão internacional.

10h – Abertura da Feira. 1

1h às 17h – Exposição e promoção dos produtos argentinos.

17h – Abertura oficial da Feira com presença de autoridades estaduais, municipais e mídia.

18h – Coquetel de abertura oficial do stand argentino na Feira, com presença de autoridades e mídia. 1

9h – Show com o duo formado pelo bandoneonista argentino Carlos Quilici e o guitarrista argentino Juan Ignazio Aspeitia, e apresentação de Tango com dançarinos da Associação Baiana dos Amantes de Tango (ABATANGO).

2 21h – Encerramento do evento.

Segunda-Feira, 27/11

Promotor: GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA – Assessoria Internacional, Secretaria de Turismo do Estado da Bahia

10:00 / 17:00 – Reunião Anual de Órgãos do Estado com o Corpo Consular: “Bahia e Relações Internacionais – Agenda 2018”

18:00 / 21:00 – Coquetel de Congraçamento e Contatos Diretos com o Trade de Turismo

Terça-Feira, 28/11 Unijorge Núcleo de Estudo de Relações Internacionais

10:00 às 18:00 Exposição sobre experiências de viagens de Intercambio Acadêmico. Quarta-Feira, 29/11

Promotor: Consulado da Finlândia

Cônsul: Wilson Andrade 10:00 / 17:00 – Atendimento aos visitantes, autoridades e mídia Apresentação de vídeos culturais e econômicos Oportunidades de negócios, turismo e investimentos

3 18:00 / 21:00 – Coquetel de Congraçamento e Contatos Diretos

Quinta-Feira, 30/11 Unifacs – Núcleo de Estudos de Relações Internacionais

10:00 às 18:00 Apresentações e Exposições de Trabalhos

Sexta-Feira, 01/12

Promotor: Consulado Honorário da França

Cônsul: Laurent Canovas Apresentação de vídeos sobre gastronomia, turismo, culturais e econômicos da França.

10:00 / 17:00 – Apresentações de produtos e realizações por empresas francesas instaladas no Brasil. Distribuição de folhetos, revistas. Oportunidades de negócios, turismo e investimentos

18:00 / 21:00 – Coquetel de Congraçamento

Sexta-Feira, 01/12

Promotor: Consulado Honorário da Grécia

Cônsul: Miriam de Almeida Souza

10:00 / 18:00 – Apresentação de vídeos sobre gastronomia, turismo, culturais e econômicos da Grécia. Atendimento aos visitantes, autoridades e mídias

14:00 – 17:00 Palestra e Debates: Grécia, grandes filósofos. Platão: Justiça e Liberdade. O mito da caverna. Aristóteles: os valores éticos e a busca da felicidade. (Nova Acrópole)

17:00 Video sobre The Posidonia International Shipping Exhibition, 04 a 08 de Junho, 2018, em Atenas- Grécia

17:30 Oportunidades de negócios, turismo

4 18:00 / 21:00 – Coquetel de Congraçamento Sábado,

02/12 Promotor:

Consulado Geral do Uruguai Cônsul Geral: Lorena Garcia

10:00 / 17:00 – Atendimento aos visitantes, autoridades e mídia

14:00 Apresentação de vídeos culturais

15:00 Apresentação de música uruguaia

16:00 Oportunidades de negócios, turismo e investimentos

 18:00 / 21:00 – Coquetel de Congraçamento e Contatos Diretos

Ademais, também estarão presentes neste fórum secretários estaduais; embaixadores da União Europeia, além de representantes de organizações nacionais e internacionais.

ADAB – AGENCIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA DA BAHIA

Educar para transformar. É assim que a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) vai atuar na 30ª edição da Fenagro.  A agência vai proporcionar aos visitantes da feira um projeto de cunho educativo, que tem por objetivo integrar as crianças dos centros urbanos com o meio rural. Denominado de “ADAB na Exposição”, desperta a importância do segmento agropecuário para o desenvolvimento do país.

Devem participar da ação, alunos da rede pública e privada de ensino, através de diversas atividades educativas, além das vistas aos pavilhões de animais, stands e institucionais. Lá eles poderão assistir a apresentações de teatro de fantoches, sobre Carne e Leite de qualidade, com enfoque do trabalho realizado pela ADAB, em prol da oferta de alimentos seguros e de combate a clandestinidade da carne e do leite. É esperado um público de cerca de 3 mil alunos das escolas de Salvador e região metropolitana (Lauro de Freitas, Camaçari, Simões Filho, entre outros), só no stand da agência.                       As vistas das escolas ocorrerão a partir do dia (27), segunda-feira, (1), sexta-feira, sempre de 8h às 12h e das 14h às 17h. A participação das escolas é gratuita. A ADAB contará também com 10 auxiliares de fiscalização, 13 médicos veterinários para garantir todo o processo de entrada dos animais que tem seu inicio a partir do dia 23/11, o espaço contará com a CASA DO PAPAI NOEL.

BAHIA PESCA

A Bahia Pesca, empresa vinculada a Secretaria da Agricultura, traz para a “Avenida do Agronegócio”, a CADEIA PRODUTIVA DA TILÁPIA SISTEMA DE PRODUÇÃO DE PESCADO COM A TECNOLOGIA DE BIOFLOCOS, acontecerá no seu stand a apresentação do tanque de criação de peixes com a utilização do sistema de bioflocos.  Será apresentado um kit composto por 1 tanque de oito mil litros, com 30 peixes da espécie tilápia, para demonstração do equipamento.

Vantagens:

▪ Pouco uso de água;

▪ Baixo custo;

▪ Facilidade de manejo;

▪ Alta produtividade;

 ▪ Geração de renda;

▪ Uso de pouco espaço;

 ▪ Baixo impacto ambiental.

 “GASTRONOMIA DA TILÁPIA” A proposta da Gastronomia da Tilápia é inovar a apresentação dos produtos à base dessa espécie, possibilitando a degustação, por parte dos visitantes, de um peixe saboroso e saudável. A iniciativa visa ofertar aos visitantes um prato novo, “o peixe espalmado”, assado na brasa, que poderá ser consumido empratado com farofa e salada ou como petisco para aperitivo. A unidade que será montada na FENAGRO 2017 será uma cozinha equipada com utensílios e equipamentos simples, porém necessários para produção do prato em escala de médio porte, contendo todas as condições de higiene e garantindo segurança alimentar para os consumidores. Todos os trabalhadores desta unidade passam por capacitação para manipulação e higiene dos produtos, utilizam equipamentos de proteção individual e estarão habilitados para trabalhar, de acordo com as orientações de saúde ocupacional e segurança alimentar. “COMERCIALIZAÇÃO” Será montada uma estrutura para comercialização da tilápia espalmada, onde os visitantes poderão provar o peixe no local e adquirir o produto in natura. Uma associação de piscicultura do estado, assistida pela Bahia Pesca, estará realizando essa apresentação durante o evento, oferecendo uma infraestrutura com mesas e cadeiras a fim de que os fregueses possam ter um ambiente confortável para degustar a saborosa tilápia. O stand contará também com demonstração da Fábrica de Conserva de Pescados, com a proposta de utilizar como matéria prima principal, pescados de baixo valor comercial e a fauna acompanhante da pesca artesanal, que são descartados pelos pescadores e donos de embarcações, oferecendo novos produtos de alta qualidade nutricional, boa visibilidade comercial e saborosos, dando oportunidade a ser criado uma nova vertente de mercado. Esta pequena unidade receberá mariscos como o sarnambitinga (chumbinho), sururu, ostras, peixes de baixo valor comercial, e o público poderá acompanhar o processamento dentro dos padrões de segurança higiênico-sanitário. A fábrica é certificada com selo de inspeção estadual, o que garantirá a comercialização dos produtos no mercado formal.

FENAGRO 2017 TERÁ EXPOSIÇÃO SOBRE O CORPO ANIMAL – MUSEU DA ANATOMIA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia –CRMVBA, a Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia – SMVBA, o Curso de Medicina Veterinária da União Metropolitana de Educação e Cultura – UNIME, a Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia – UFBA e o Sindicato das Indústrias de Carne da Bahia- SINCAR com o apoio da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia – SEAGRI, trazem pela primeira vez a exposição “O Corpo Animal” – Museu da Anatomia Veterinária e Zootecnia, que ficará aberta ao público durante toda a FENAGRO 2017. O acervo é composto por esqueletos, animais taxidermizados, órgãos e estruturas anatômicas de animais vertebrados, cuidadosamente preparados pelas mais diferentes técnicas. Como Presidente do CRMVBA e Professora de Anatomia Veterinária, a Medica Veterinária Ana Elisa Almeida enfatiza: “A Exposição se constitui numa oportunidade inédita de aprendizado, onde o público poderá conhecer de forma didática e lúdica a constituição anatômica do organismo animal, principalmente daqueles que estarão durante toda a semana em exposição, ao vivo, nos diversos pavilhões do Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, despertando vocações para futuros profissionais nas áreas das ciências Veterinária e Biológica”.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) participará, pela primeira vez, da A iniciativa foi motivada por um convite da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (SEAGRI), parceira constante do IBGE no estado, o qual, além de muito bem-vindo, foi avaliado como extremamente oportuno e estratégico. “O IBGE entende que participar como parceiro institucional da 30ª FENAGRO é uma excelente oportunidade para fortalecer nossa relação com a SEAGRI e demais atores do setor agropecuário. Será ainda uma chance única de divulgar e dar ainda mais visibilidade ao Censo Agro 2017, além de fortalecer a imagem institucional do instituto junto a diversos de nossos públicos-chaves, uma vez que a feira também recebe visitas de escolas, famílias e da mídia local”, afirmou Artur Ferreira Filho, superintendente do IBGE na Bahia. O stand do IBGE na FENAGRO ficará na Vila do Agronegócio. Lá os visitantes poderão conhecer mais sobre a instituição e seu trabalho na produção de informações estatísticas e geocientíficas em todo o país e na Bahia. Haverá distribuição de materiais informativos e de algumas publicações, e serão desenvolvidas ações voltadas a públicos específicos, como crianças e estudantes. No espaço, também será possível saber tudo sobre o Censo Agro 2017 e acompanhar o andamento da coleta de informações na Bahia. A pesquisa está em campo desde outubro e é o mais amplo e completo levantamento de dados sobre o setor agropecuário, um dos que mais crescem atualmente no país e no estado e que é fundamental para a economia nacional e baiana.

ABAF – ASSOCIAÇÃO BAIANA DAS EMPRESAS DE BASE FLORESTAL

Este ano, a ABAF participa novamente da feira com um estande – localizado na Avenida do Agronegócio, ao lado da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) –, onde promove o ‘Programa Ambiente Florestal Sustentável’ (PAFS), coordena a reunião sobre ‘Cadastro de terras e efeitos tributários’, além de divulgar dados atualizados do setor florestal na Bahia. Um dos eventos que a ABAF coordena, em parceria com a indústria Brasileira de Árvores (Ibá), é workshop sobre “Cadastro de terras e efeitos tributários” promovido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e pela Receita Federal em 29/11, das 14h às 18h, no auditório da ABCN (Associação Brasileira dos Criadores de Nelore). “Além da regularização ambiental das propriedades, que são 750 mil na Bahia, é importante que os produtores cuidem também da regularização fundiária e fiscal, através do novo Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR) e do Imposto Territorial Rural (ITR). Na oportunidade, dúvidas serão esclarecidas e orientações serão fornecidas visando o necessário enquadramento nos conceitos do novo CNIR”, A ABAF representa as empresas de base florestal do estado, assim como os seus fornecedores, e tem como meta primeira contribuir para que o setor se desenvolva sobre bases sustentáveis. Atualmente tem como associados: Aepes, Aiba, Aspex, Assosil, BSC, Caravelas Florestas, ERB, Ferbasa, Fibria, Floryl, JSL, Komatsu, Papaiz, Ponsse, Proden, Sineflor, Stora Enso, Suzano, Veracel e 2Tree.

UFRB

A Direção do CCAAB informa que a UFRB participará da FENAGRO 2017, com stand apresentando os Centros de Ensino da UFRB, os Cursos de Graduação e de Pós-Graduação, informações sobre Apicultura, Entomologia, Fitopatologia, Cultura de Tecidos, Paleontologia, etc. Será uma excelente oportunidade da UFRB apresentar seu potencial na Educação Superior, na Pesquisa e na Extensão para a comunidade visitante e participante deste grande evento do agronegócio e da agropecuária do nosso Estado.

Atividades de demais instituições que compõem a Avenida do Agronegócio:

SINDILEITE – SINDICATO DAS INDUSTRIAS DE LATICINIO E PRODUTOS DERIVADOS DO LEITE DO ESTADO DA BAHIA

O Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia estará presente na 30ª Feira Internacional da Agropecuária (FENAGRO), o stand do Sindileite estará localizado na Avenida do Agronegócio com degustação dos produtos lácteos das marcas baianas Davaca, Leitíssimo, Natural Gurt, Dengo, Campanella, Queijos Finos e Gostoso. O público poderá degustar variedades de queijos, iogurtes e leite, além de produtos sem lactose. O stand estará aberto durante a semana de 17:00 às 21:00 e aos sábados e domingos de 12:00 às 22:00. A degustação será gratuita para os participantes da Fenagro.

SECTI – SECRETÁRIA DE CIENCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

A Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação realiza Hackathon sobre Agricultura Familiar.

Participantes vão criar soluções inovadoras, por meio de tecnologias digitais, voltadas para a Agricultura Familiar.

As Secretarias da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e de Desenvolvimento Rural (SDR) levam para a 30ª Fenagro a edição inédita do ‘Hackathon Desafios Bahia’, no Parque de Exposições de Salvador. Entre os dias 1 e 2 de dezembro, na programação da VIII Feira Baiana da Agricultura Familiar, a maratona de tecnologia e inovação vai reunir estudantes e jovens de toda a Bahia com um único objetivo: criar soluções inovadoras por meio de tecnologias digitais voltadas para a Agricultura Familiar.

Os participantes terão 30 horas para solucionar uma problemática, ajudando na qualificação de políticas públicas executadas pelo Governo do Estado, por meio de uma parceria entre as pastas. O secretário da CT&I, Vivaldo Mendonça, espera que as soluções tecnológicas propostas pelas duas agendas atendam uma demanda real da sociedade. “A Secti está interligada com todas as áreas de atuação e os resultados sinérgicos dessa integração com a agricultura familiar atendem uma ação prioritária de Governo, que sempre busca soluções sustentáveis e renováveis em beneficio da sociedade”, disse.

Os times já foram formados com estudantes de universidades de pesquisa referências no estado: Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), Universidade Salvador (Unifacs), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e Senai Cimatec.

Segundo o coordenador estadual do Programa Hackathon Desafios Bahia, Sócrates Santana, o governo baiano está conectado com os novos desafios da sociedade e a realização das maratonas de programação faz parte da estratégia do estado de interagir e reunir áreas do conhecimento e da economia em busca de soluções alternativas para diversos problemas.

O Hackathon Desafios Bahia: Agricultura Familiar é uma iniciativa da  SECTI, tendo como correalizadoras a SDR e a startup baiana, Startonapp e encerra um ciclo de quatro edições em 2017 direcionadas para as áreas de Políticas para as Mulheres, Trabalho, Mobilidade e, esta última, a Agricultura Familiar.

CEPLAC- COMISSÃO EXECUTIVA DO PLANO DA LAVOURA CACAUEIRA.

 A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), apresentará todo o processo da cadeia produtiva do cacau com demonstração de produtos.

AIBA – ASSOCIAÇÃO DE AGRICULTORES E IRRIGANTES DA BAHIA ABAPA – ASSOCIAÇÃO BAIANA DOS PRODUTORES DE ALGODÃO

Será exposto no stand conjunto da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia – AIBA e da Associação Baiana dos Produtores de Algodão – ABAPA, uma galeria, aberta a visitação, com painéis dos projetos desenvolvidos pelas instituições nas áreas ambiental, fitossanitária, infraestrutura e de sustentabilidade. Acontece também no stand durante os dias da Fenagro, o lançamento da Bahia Farm Show 2018, a maior feira de tecnologia agrícola e de negócios do Norte e Nordeste do Brasil, realizada no oeste baiano, reunindo políticos, produtores rurais e agentes financeiros.

BNB (Banco do Nordeste)

Criado com o propósito de incentivar o desenvolvimento da produção agropecuária na região Nordeste, através da simplificação do acesso ao crédito rural, o cartão BNB permitirá o financiamento para aquisição de máquinas, equipamentos e veículos com o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) – responsável por financiar investimentos de longo prazo, assim como capital de giro e custeio – em até 72 meses, com prestações anuais e direito a bônus de adimplência de 15% sobre os juros, em caso de pagamento em dia. Além disso, o BNB vai possibilitar a efetuação de contratações no âmbito das linhas de longo prazo do FNE.

IBAMETRO –  INSTITUTO BAIANO DE METROLOGIA E QUALIDADE

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) vai participar da 30ª edição da Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), levando o universo da Metrologia Legal (pesos e medidas) ao Parque de Exposições, no período de 25 de novembro a 03 de dezembro. Na oportunidade, o público do evento terá acesso ao Ibamóvel (unidade itinerante do Ibametro) que, por meio de uma linguagem acessível, fará apresentações à população sobre os seus direitos nas relações de consumo.Haverá ainda aulas interativas para a meninada sobre como evitar acidentes de consumo. Anualmente o Ibametro recolhe milhares de produtos e até brinquedos do mercado baiano por oferecerem riscos à saúde e a segurança dos pequenos. Estes receberão ainda cartilhas explicativas “Criança Segura”. O Diretor-Geral do Ibametro, Randerson Leal, ressalta que também é uma excelente ocasião para o empresariado do agronegócio conhecer as atividades do Instituto que podem dar suporte no crescimento dos seus negócios. “Um bom exemplo é a certificação, um dos principais aliados do empresário que deseja aumentar a competitividade de seus produtos e serviços e ampliar mercados”, explica. O Ibametro é Organismo Certificador de Produtos (OCP) e Organismo Certificador de Sistema de Gestão da Qualidade (OCS), acreditado pelo Inmetro.

O Ibamóvel vai ficar instalado na Avenida do Agronegócio da Fenagro, que é considerado o maior evento do Norte-Nordeste no segmento da agropecuária brasileira.

 CBPM – COMPANHIA BAIANA DE PESQUISA MINERAL

A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), terá um estande durante a 30ª edição da Fenagro, que será realizada de 25 de novembro a 03 de dezembro de 2017, no Parque de Exposições Agropecuárias da Bahia, Durante a Fenagro, a CBPM vai expor peças do artesanato mineral produzidas através do Programa de Inclusão Social da Mineração (Prisma).

O Prisma foi criado pelo Governo do Estado para implantação de unidades de produção de pequeno porte com a finalidade do aproveitamento de substâncias minerais e dos rejeitos de diversas atividades industriais da mineração, por artesãos ou pequenas comunidades, predominantemente no semiárido baiano.

A CBPM é responsável pela gestão técnica e operacional do Programa em relação à implantação, supervisão, acompanhamento e fiscalização dos projetos e o desenvolvimento das atividades e ações, para orientar as prefeituras e entidades privadas sem fins lucrativos (associações, cooperativas, sindicatos, fundações, entre outras), interessadas em participar do Prisma.

O Programa desenvolve ações em áreas distintas. O Projeto Artesanato Mineral promove a implantação de núcleos para a produção de adornos, bijuterias, estatuetas, gemas lapidadas e objetos utilitários, aproveitando pequenos depósitos ou ocorrências minerais, enquanto o Projeto Paralelepípedo desenvolve ações voltadas para a formação e o treinamento de mão-de-obra na produção de materiais de pavimentação, em municípios com esta carência.

Já o Projeto de Exploração Mineral Comunitária desenvolve ações de suporte e incentivo à extração e ao beneficiamento em pequena escala de recursos minerais por pequenos mineradores reunidos em Associações, Cooperativas ou ainda em garimpos. Os principais mercados para esses produtos são as indústrias química, cerâmica e da construção civil.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Redação

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]