Feira de Santana: Tiquaruçu mantém tradição de festas de vaqueiro e cavalgadas

III Cavalgada de Tiquaruçu, localizado no município de Feira de Santana.
III Cavalgada de Tiquaruçu, localizado no município de Feira de Santana.
III Cavalgada de Tiquaruçu, localizado no município de Feira de Santana.
III Cavalgada de Tiquaruçu, localizado no município de Feira de Santana.

O distrito de Tiquaruçu se consagra pela manutenção da tradição cultural das vaquejadas e cavalgadas na região de Feira de Santana, com a realização de oito eventos do gênero durante o ano. No fim de semana, a III Cavalgada na sede da localidade reuniu centenas de cavaleiros e amazonas para um passeio após um dia de leilão de prendas e derrubada de bois.

Com concentração no Parque dos Amigos, onde na véspera foi realizada a vaquejada, a cavalgada partiu da Fazenda Oiteiro, na tarde de domingo (05/11/2017), e seguiu para o povoado de Socorro. Nesta comunidade vizinha será realizada a vaquejada de Vivi e Jaime, no próximo fim de semana, considerada a principal do circuito deste ano.

Os coordenadores da vaquejada da fazenda Oiteiro, Jacó Ribeiro e Maurício Medeiros, ressaltam a importância do evento para garantir a tradição das cavalgadas e vaquejadas, antes uma profissão e que tem se tornado um esporte que vem atraindo um número cada vez maior de adeptos.

O desfile foi puxado pela dupla de cantores de vaquejada Rony Reis e J. Campos, com toadas que animaram o público, formado por crianças, adultos idosos. Uma festa que reúne gerações apaixonadas por montarias.

Uma rara oportunidade de encontro de gerações para comemorações, como ocorreu com Felipe Campos Soares, 9 anos, a irmã Amanda Campos, 17 anos, e o vaqueiro veterano Ireno Francisco da Conceição, 71 anos, que há 30 anos participa das vaquejadas.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112875 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]