Feira de Santana: missa na Igreja Senhor dos Passos abre comemorações a Santa Bárbara

Fachada da Igreja Senhor dos Passos, em Feira de Santana.
Fachada da Igreja Senhor dos Passos, em Feira de Santana.
Fachada da Igreja Senhor dos Passos, em Feira de Santana.
Fachada da Igreja Senhor dos Passos, em Feira de Santana.

O tríduo em comemoração à passagem do dia dedicado a Santa Bárbara, para os católicos, Iansã, para os adeptos do candomblé, no dia 4 de dezembro, será iniciado em Feira de Santana nesta quinta-feira (30/11/2017), com uma missa, ao meio-dia, na Igreja Senhor dos Passos.

Missas nos dias 1º e 2 de dezembro serão celebradas em intenção à divindade, sempre às 12 horas, no mesmo templo católico. As comemorações serão culminadas com a tradicional missa no Centro de Abastecimento, onde é a padroeira, na segunda-feira, que acontece há mais de 40 anos.

Santa Bárbara une católicos e o povo do axé, os adeptos de religiões de matiz africana. Cada um na sua fé acredita nos poderes da divindade. É a fusão entre as crenças. É a deusa e protetora contra raios, trovões e tempestades para ambas religiões.

No dia 4, as imagens de Santa Bárbara e de São Gerônimo serão levadas para o Centro de Abastecimento pelo Corpo de Bombeiros – a saída está prevista para as 8:30 horas. A missa no entreposto, a cargo de monsenhor Luiz Rodrigues, começa às 9 horas.

Em seguida acontece a procissão, com várias imagens, que percorre algumas ruas do Centro de Abastecimento. O caruru, para três mil pessoas, será servido por volta do meio-dia.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108873 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]