Feira de Santana é contemplada com mais cinco cursos de graduação da UFRB; aulas serão ministradas no CETENS

Susana Pimentel, diretora do CETENS da UFRB.
Susana Pimentel, diretora do CETENS da UFRB.
Susana Pimentel, diretora do CETENS da UFRB.
Susana Pimentel, diretora do CETENS da UFRB.

O Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), como é denominado o campus de Feira de Santana da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), deverá implantar, a partir de 2018, cinco novos cursos de graduação: Tecnologia em Alimentos, Engenharia de Energias, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção e Engenharia em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, sendo este último, o primeiro curso dessa natureza que será criado no Brasil.

A diretora do CETENS, Susana Pimentel, ressaltou que a instituição tem como missão formar profissionais na área da Educação do Campo, Engenharias, Tecnologias e Ciências Sociais Aplicadas.  “Os cursos a serem implantados são inovadores, têm uma marca extremamente relacionada à área de atuação do CETENS. Nós temos o compromisso de formar profissionais que estejam preocupados com a questão da sustentabilidade, com as questões ambientais e educacionais relativas ao campo. Então, são cursos que dão conta do princípio que marca o Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade”.

De acordo com ela, os cursos supracitados já foram cadastrados no sistema do Ministério da Educação (MEC). “Estamos agora no processo de aguardar autorização para o efetivo funcionamento desses cursos; vislumbramos que, em 2018, eles começarão a funcionar”, anseia.

Susana Pimentel informou que o campus da UFRB de Feira de Santana, que tem apenas quatro anos de criação, atualmente, conta com três cursos de graduação: Licenciatura em Educação do Campo com Habilitações em Matemática e Ciências da Natureza, Licenciatura em Pedagogia com Ênfase em Educação do Campo e Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade.

No que concerne a pós-graduação, a diretora do CETENS disse que este ano começou a funcionar o curso de Lato Sensu Interdisciplinar em Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade.

Na oportunidade, Susana Pimentel informou que o campus de Feira de Santana está trabalhando para implantar também cursos de pós-graduação Stricto Sensu (mestrado).

*Com informações de Sérgio Augusto.

 

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108727 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]