

No último final de semana, a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cidadania Sustentável (UNAMACS) promoveu o ‘Curso Prático de Ecologia de Campo em Remanescente de Mata Atlântica’, no município de Santa Terezinha, interior baiano.
A finalidade foi realizar um inventário dos componentes da diversidade biológica de um campo remanescente de Mata Atlântica visando a sua preservação.
De acordo com a bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Érika Teles, as amostragens foram coletadas na Serra da Jiboia, que pertence ao território do Paraguassu, no qual o município de Feira de Santana faz parte.
“Esse curso é uma demonstração do reconhecimento que Unamacs vem tendo em tão pouco tempo de implantada e já com atuação nas cidades da nossa microrregião”, afirmou. O curso foi desenvolvido através de parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
Segundo a bióloga, os conhecimentos adquiridos no curso serão aplicados na região de Feira de Santana, sobretudo, nos remanescentes de Mata Atlântica nos distritos de Jaíba e Humildes. A atividade foi ministrada pelo professor doutor Eraldo Medeiros.
UNAMACS
A UNAMACS começou suas atividades em setembro. Esta é a primeira Universidade Aberta do Meio Ambiente da Bahia e do Norte-Nordeste, criada neste formato para promover capacitação por meio de cursos e de educação não formal. É a terceira universidade aberta do Brasil, acompanhada da UMAPAZ (em São Paulo) e a Unilivre (em Curitiba), e a sétima no mundo.