Feira de Santana: coordenador pedagógico é importante para melhorar índice das escolas no Ideb, afirma secretária Jayana Ribeiro

Jayana Ribeiro: estes profissionais precisam ser valorizados e entender qual o seu real papel dentro da escola.

Jayana Ribeiro: estes profissionais precisam ser valorizados e entender qual o seu real papel dentro da escola.

Uma atuação “positiva” do coordenador pedagógico, dentro da escola, pode contribuir para bons resultados até mesmo nos índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A análise é da secretária de Educação, Jayana Ribeiro, feita durante reunião realizada nesta quarta-feira (22/11/2017), com os coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino.

O encontro avaliou o trabalho do último ano letivo e discutiu o papel dos profissionais nas unidades de ensino, além de servir de momento para o compartilhamento de experiências a respeito do trabalho pedagógico dos coordenadores na rotina das escolas. Segundo Jayana, o profissional que “sabe quais são as reais funções na unidade de ensino e atua em uma gestão participativa e ativa, colabora para o desenvolvimento dos alunos”.

“Se observamos os resultados obtidos nas escolas que tiveram um grande avanço no Ideb, o trabalho dos coordenadores pedagógicos tiveram uma grande influência nesta conquista. Estes profissionais precisam ser valorizados e entender qual o seu real papel dentro da escola”, acredita Jayana. Em dez anos de Ideb, ela exemplificou, escolas municipais como a Dr. Nilton Bellas Vieras saíram de uma média 2.6 para 4.1; a Regina Vital cresceu de 3.1 para 4.3; e a Antonio Eloi garantiu um crescimento de 2.7 para 4.4.

As principais funções do coordenador pedagógico

Estão entre as principais funções do coordenador pedagógico: elaborar juntamente com o corpo docente o planejamento de ensino e o projeto pedagógico da escola; selecionar os conteúdos com os professores; elaborar procedimentos metodológicos; definir os instrumentos de avaliação, juntamente com o corpo docente e acompanhar o desempenho dos alunos.

Os coordenadores pedagógicos atuais estariam nas escolas até junho de 2018, porém o prazo de atuação foi estendido até o final do próximo ano letivo. A próxima seleção para estes profissionais será realizada para o período letivo de 2019.

Thagliany Silva Soares Lopes, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Chico Mendes, afirma que “este é um momento muito válido, pois podemos discutir de forma conjunta sobre a nossa atuação, os desafios e as possibilidades que temos no nosso trabalho. As experiências dos nossos colegas podem servir de inspiração para todos”.

Keila Souza Braga, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Dr. Demosthenes Álvaro de Brito, também destacou a importância da reunião. “Nós podemos acabar nos perdendo se não tivermos a noção exata do que devemos fazer na escola. Somos mediadores da aprendizagem e devemos estar focados nisto para garantir bons resultados”, afirma.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Redação

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]