Ex-ministro da saúde participa de debate sobre trajetória do SUS; evento ocorre na ALBA

Fachada da sede da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
Fachada da sede da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
Fachada da sede da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
Fachada da sede da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

Com o objetivo de debater a trajetória do Sistema Único de Saúde no Brasil ocorre em Salvador o simpósio ’30 anos do SUS – O que deu e o que não deu certo’. O evento será promovido pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) com o apoio da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBa).

O simpósio será realizado no dia 30 de novembro, às 15h, no Auditório Jornalista Jorge Calmon, na ALBA. Estarão presentes membros estratégicos do Governo do Estado (GOV/BA), Assembleia Legislativa da Bahia, secretários municipais de Saúde, comunidade acadêmica e demais profissionais do SUS. O evento é aberto ao público e para participar não é necessário realizar inscrição. A expectativa é que o encontro reúna aproximadamente 250 pessoas.

Na ocasião o ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ministrará uma palestra apresentando aspectos importantes do sistema único. Para Temporão, o SUS tem cumprido um papel central na qualificação da democracia brasileira.  “Qualquer alteração constitucional ao direito à saúde, que possa vir a ser implementada pelo governo interino, constitui-se num desrespeito ao processo civilizatório que representa o SUS em nossa sociedade, jogando o Brasil em um nível de barbárie disfarçada de modernidade”, pontuou.

Em eventos anteriores, Temporão tem apresentado questões polêmicas como a aprovação  da  PEC  55,  que  inclui  teto  para financiamento  de  políticas  públicas -incluindo  o setor da saúde -, o incentivo para criação dos planos de saúde populares pelo atual Ministério da Saúde e a crônica falta de dinheiro no SUS.

Em seguida será realizado uma roda de diálogo com a presença do professor de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBa),  Dr.  Jairnilson  Paim e o Promotor  de  Justiça membro  do  Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CESAU), do Ministério Público da Bahia (MP/BA), Dr. Rogério Luiz de Queiroz.

Haverá também durante o simpósio o lançamento da 41ª edição da Revista Saúde em Debate pelo Instituto de Saúde Coletiva do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde além de outras publicações.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110063 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]