Workshop sobre Internacionalização Universitária movimenta campus da UEFS

IX Workshop Internacionalização ocorreu na UEFS.
IX Workshop Internacionalização ocorreu na UEFS.
IX Workshop Internacionalização ocorreu na UEFS.
IX Workshop Internacionalização ocorreu na UEFS.

Consolidado como espaço de reflexão e proposição de ações que integrem a Universidade no contexto da Internacionalização do Ensino Superior Brasileiro, teve início na manhã desta terça-feira (17/10/2017), a 9ª edição do Workshop Internacionalização Universitária, com o tema “Impactos, Resultados e Compromisso Social”. O evento é promovido pela Assessoria Especial de Relações Internacionais (Aeri) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Na solenidade de abertura, o reitor Evandro do Nascimento, destacou o compromisso da Instituição com a transformação social e a impportância que a política de mobilidade acadêmica tem para esse processo democrático. Para Eneida Soane Campos, assessora da Aeri, “a internacionalização universitária é um dos eixos temáticos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Uefs e o maior desafio tem sido colocá-lo em prática diante de tantas adversidades, sobretudo econômicas”.

A palestra inicial teve como tema “Impactos, Resultados e Compromisso Social da Internacionalização no Ensino, na Pesquisa e na Extensão”, e reuniu o professor Wagner Belo, do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-RJ); a professora Diana Fernandes dos Santos Faraon (Unifacs), e o professor Rodrigo Ribeiro Rodrigues, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).

De acordo com Wagner Belo, “é necessário refletir sobre como as ações de internacionalização podem contribuir para o desenvolvimento de projetos multidisciplinares como uma marca da perspectiva colaborativa”. Daiana Fernanes destacou que “o mundo está em constantes mudanças e a elas estamos condicionados; mover-se em direção às metamorfoses da atualidade nos proporcionará atuar de forma protagonista e inovadora, e quando isso acontece passamos de sujeitos passivos e perplexos a agentes de transformação”. Já o professor Rodrigo Ribeiro Rodrigues, enfatizou que a expansão das fronteiras da pesquisa científica “é um dever das instituições na busca do aprimoramento da produção científica e da competitividade”.

O evento prossegue até amanhã (18), no Auditório 3 do módulo 4 do campus universitário e conta com a participação de professores, estudantes e servidores técnicos da instituição.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112726 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]