Fazendários da Bahia realizam paralisação de 24 horas

Fazendários da Bahia realizam paralisação.
Fazendários da Bahia realizam paralisação.
Fazendários da Bahia realizam paralisação.
Fazendários da Bahia realizam paralisação.

Os fazendários vão paralisar atividades em todo o Estado da Bahia nesta quinta-feira (26/10/2017) e realizam ato público e assembleia, às 9h, em frente ao Prédio-Sede da Secretaria da Fazenda do Estado (SEFAZ), no Centro Administrativo, em Salvador. A categoria está em mobilização permanente e vai discutir indicativo de greve por tempo indeterminado.

Os servidores da Fazenda do Estado estão realizando paralisações regionais desde a primeira semana de outubro, para pressionar a Secretaria da Fazenda a negociar a pauta de reivindicações. O Sindsefaz diz que o documento foi protocolado em fevereiro de 2015 e passados 32 meses, fora o que já é lei, nem um único ponto foi atendido ou negociado pela Sefaz. A entidade acrescenta que as perdas salariais acumuladas desde 2013 se aproximam de 25%.

“O governo quer que trabalhadores que vivem apenas de seu salário suportem uma perda salarial de ¼ dos seus vencimentos, se contentando apenas com a percepção do salário em dia e isso não é possível”, diz Cláudio Meirelles. O Sindicato denuncia que falta vontade política do governo e da Sefaz para abrir negociações efetivas, pois há margem para isso. Segundo o sindicalista, os fazendários bateram as metas máximas de arrecadação no segundo e terceiro trimestres deste ano, mas não têm qualquer reconhecimento por parte do Estado.

O movimento desta quinta (26) faz parte do calendário de mobilização da categoria, que entra em sua quarta semana de protestos. Nos dias 2 e 3 de outubro as paralisações ocorreram nas regiões Sul, Extremo Sul, Sudoeste e Oeste da Bahia. Em 9 e 10 pararam unidades da Sefaz em 13 cidades da região Norte. Dias 17 e 18 parou os postos fiscais da BR-324 e aeroporto, além dos postos nos shoppings Barra, Bela Vista e Salvador, além de Comércio, Camaçari, Lauro de Freitas e da IFMT Metro, na Calçada.

Os fazendários reivindicam de forma imediata a reabertura de negociações, a convocação de concurso público para todos os cargos da Sefaz, mudança na GDF dos técnicos administrativos, aumento do valor do ponto da gratificação do grupo Fisco (Auditores e Agentes de tributos) e da indenização de transporte, congelada há 10 anos.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108822 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]