Estudantes de Feira de Santana conhecem serviços da rede municipal de saúde

Encontro com representantes da Secretaria Municipal de Saúde no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, em Feira de Santana.

Encontro com representantes da Secretaria Municipal de Saúde no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, em Feira de Santana.

Com o objetivo de integrar estudantes da área de saúde aos serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Seção de Capacitação Permanente promoveu, nesta terça-feira, (10/10/2017), mais um encontro com os representantes da SMS. O evento aconteceu no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, em Feira de Santana.

Estudantes de enfermagem do Centro de Educação Estudos e Pesquisas (CEEP) puderam conhecer os serviços oferecidos pela SMS, desde a estrutura, a logística e atendimentos da unidade. Para a coordenadora da SCP, Ariella Covas, “promover esse primeiro contato é importante para que os estudantes entendam como funciona a rede municipal de saúde, antes mesmo de ter o contato das práticas acadêmicas nas unidades, preparando-os melhor para quando chegar esse momento”.

Profissionais do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Atenção Básica e da Divisão de Enfermagem tiraram dúvidas e esclareceram sobre algumas curiosidades.

A coordenadora do Núcleo de Educação do SAMU, Fabrícia Pinto, aproveitou o momento para ressaltar a importância de combater os trotes que são feitos ao órgão. “Infelizmente, o grande número de trotes acaba atrapalhando o nosso trabalho de salvar vidas. A gente pede que vocês nos ajudem sendo multiplicadores dessa informação para vizinhos, colegas, crianças, com o objetivo de conscientizá-los”, afirma.

Outro assunto abordado foi a diferença dos serviços oferecidos pelas Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família. “Hoje Feira de Santana é atendida pelos dois modelos, a diferença está que a USF tem uma equipe multidisciplinar com enfermeiro, técnico de enfermagem, médico-clínico geral, e a equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) que possui: nutricionista, educador físico, dentista, fisioterapeuta e psicólogo. Já a UBS possui área de abrangência maior e oferece atendimento com especialistas, como ginecologista, dentista e pediatra”, ressalta a coordenadora da Divisão de Enfermagem, Ana Cristina Franqueira.

A enfermeira técnica em Saúde da Mulher, Alessandra Magalhães, explicou sobre os serviços oferecidos para a mulher, através da Atenção Básica, esclarecendo o papel das enfermeiras referências como apoiadoras das unidades.

Compartilhe e Comente

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook do JGB

Manchete

Colunistas e Artigos

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]