Deputado Leur Lomanto Jr critica falha no serviço de saúde do Hospital Geral de Itaparica

Deputado Leur Lomanto Jr. propõe dispensa de formalidades para aprovar projeto do Fundo Penitenciário.
Deputado Leur Lomanto Jr. propõe dispensa de formalidades para aprovar projeto do Fundo Penitenciário.

O líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, Leur Lomanto Jr., (PMDB), lamentou a paralisação do atendimento no Hospital Geral de Itaparica, após nenhuma providência ter sido tomada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), com relação às condições de trabalho na unidade e ao atraso de quatro meses, no pagamento dos salários dos profissionais.

Segundo Leur Jr., a situação do hospital de Itaparica reflete o abandono da saúde pelo governo do estado, com baixos investimentos e promessas não cumpridas pelo governador Rui Costa (PT). Foi divulgado hoje (19/10/2017) um aviso de suspensão do atendimento pela direção da unidade. No comunicado, o diretor médico informa que a decisão foi amparada pelo Sindicato dos Médicos, com aviso prévio a Sesab, ao Instituto Fernando Filgueiras e ao Ministério Público do Estado da Bahia.

“O governo, mesmo ciente das dificuldades dos profissionais e das más condições de trabalho e atendimento no Hospital não regularizou essa situação. Lembremos que há muito tempo que os profissionais e a população vêm apelando por melhorias e nada foi feito, levando ao absurdo da paralisação”, afirmou.

O deputado lembra que do total de investimentos no estado este ano, no valor de R$1,6 bilhão, apenas 8,57%, ou seja, R$127 milhões foram investidos em saúde. Na Bahia, os recursos do governo estadual estão cada vez mais próximos do mínimo legal, com, 12,69% em 2015 e 12,49% em 2016.

“Esse resultado coloca a Bahia na 21ª posição no ranking dos estados que menos aplicaram recursos em saúde em 2016 e pelo visto será também em 2017. “Será que é essa a correria que o governador Rui Costa tanto anuncia? questiona.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116883 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.