Cencosud Brasil incentiva contratação de profissionais acima de 50 anos; Expectativa é aumentar em 33% o número de colaboradores nesta faixa etária para atuar na rede em 2018

Grupo Cencosud inaugura loja do Mercantil Rodrigues em Feira de Santana.
Grupo Cencosud inaugura loja do Mercantil Rodrigues em Feira de Santana.

O envelhecimento da população é apontado como um dos fatores críticos do país que trará grande impacto social e econômico nos próximos anos. Diante desse cenário, a Cencosud Brasil, quarta maior varejista do país, grupo ao qual pertence o GBarbosa, adotou a qualidade de vida na terceira idade como seu compromisso social. A companhia incentivará a contratação de profissionais acima de 50 anos e também realizará ações com foco na qualidade de vida deste público nas comunidades onde está presente.

Com o programa Talentos Experientes, a empresa aproveitará o turnover do negócio para contratar profissionais acima de 50 anos para trabalhar em suas lojas na Bahia, Sergipe, Alagoas, Ceará e Pernambuco. A expectativa é aumentar em 33% o número de colaboradores nesta faixa etária para atuar na rede em 2018.  “Após certa idade, muitos não conseguem recolocação no mercado de trabalho, reduzindo seu poder de compra e qualidade de vida. O varejo é tido como maior empregador privado do país e, por meio deste programa, temos a oportunidade de fazer a diferença”, afirma Fábio Oliveira, gerente de Investimento e Responsabilidade Social da Cencosud Brasil.

Atualmente, somente na Bahia são mais de 300 colaboradores com idade superior a 50 anos, a exemplo de Joarez Dias, 57, fiscal de prevenção de perdas, e Carlos Teles, 50, ajudante de depósito. Há seis anos na empresa, Dias pretende se aposentar e continuar trabalhando no GBarbosa. “Já fui metalúrgico, caminhoneiro e taxista antes de ser admitido pelo GBarbosa. Aqui o ambiente de trabalho é maravilhoso. Gosto do que faço e a empresa dá oportunidades àqueles que querem chegar longe e eu quero ir muito longe aqui, mesmo depois de aposentado”, planeja confiante.

Já o ajudante de depósito, Teles, conta que fez muitos bicos de ajudante de serviços gerais, pedreiro, vendedor de lanches até encontrar uma chance de emprego formal no GBarbosa. “Gosto muito daqui e enquanto estiver dando certo, a empresa estiver satisfeita com meu trabalho, continuarei”, declarou com satisfação.

A meta do grupo é contratar mais de 700 pessoas em todas as bandeiras até o próximo ano; destes, cerca de 200 para o GBarbosa. Os interessados já podem cadastrar currículo no Banco de Talentos no www.vagas.com.br/cencosudbrasil. Para a gerente de Recursos Humanos do GBarbosa, Auda Farias, além do desempenho, a conduta é um dos pontos fortes destes profissionais por serem mais responsáveis, maduros, pacientes e atenciosos no atendimento. “Eles enriquecem a diversidade no ambiente de trabalho e o cliente reconhece e aprecia esse atendimento diferenciado”, acrescenta.

Compreendendo a importância de acompanhar as mudanças nas relações humanas com o mundo, o grupo decidiu rever sua atuação social que, nos últimos 11 anos, deu-se por meio de diversos projetos do Instituto GBarbosa e concentrar no envelhecimento da população. “Com o programa de contratação de talentos sêniores, queremos valorizar a experiência de vida destas pessoas e transformar a nossa realidade, de forma que estejamos cada vez mais em sintonia com a sociedade”, reforça Fábio.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120656 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.