Usuários do transporte coletivo de Feira de Santana podem contar com ônibus a cada 5 e 10 minutos na Avenida José Falcão

Ônibus urbano do sistema de transporte público de Feira de Santana.

Ônibus urbano do sistema de transporte público de Feira de Santana.

Passageiros que utilizam as linhas de transporte público coletivo que atendem a Avenida José Falcão (Bacia José Falcão) passam a contar com a oferta de ônibus a cada 5 e 10 minutos.

Estudos da Secretaria Municipal de Transportes de Trânsito (SMTT), em parceria com as empresas Rosa e São João, apontaram para a necessidade de reordenamento do fluxo de linhas e do tempo das rotas até os pontos de embarque e desembarque instalados na avenida.

A reprogramação da grade de horários reduziu o tempo de espera, principalmente nos horários com alta demanda de passageiros, além de resultar em maior satisfação dos usuários.

“O número de viagens não atendia a necessidade dos passageiros e, por isso, promovemos o reordenamento nas linhas da região. O conjunto das mudanças reflete em uma maior frequência de ônibus neste corredor”, explica Saulo Figueiredo, titular da pasta.

As linhas que sofreram ajustes são:

– 003 (UEFS Direta / T. Central);

– 010 (Cidade Nova/ T. Central);

– 050 (São José via Carro Quebrado);

– 054 (Km 13/ Terminal Central);

– 055 (Matinha/ Terminal Central);

– 109 (George Américo Expressinho/ Terminal Nordestino).

Contudo, três linhas passaram por mudanças significativas devido ao volume de passageiros transportados, sendo a 003 (UEFS Direta / T. Central), a 010 (Cidade Nova/ T. Central) e a de número 109 (George Américo Expressinho/ Terminal Nordestino).

“As mudanças consistem em aumentar o número de viagens disponíveis nos horários de maior demanda de passageiros, os chamados horários de pico, e a retirada de viagens excedentes nos horários de baixa demanda”, ressalta o secretário.

Segundo Figueiredo, motoristas, cobradores e fiscais, operadores do Sistema Integrado de Transporte (SIT), passam por processo de requalificação constante a fim de prestar um serviço de qualidade e atender de forma mais atenciosa o usuário.

A ação, em parceria com as empresas Rosa e São João, obedece a um cronograma de otimizações do serviço de transporte público coletivo que foi iniciada através das linhas que atendem a Avenida Macário Cerqueira.

SIU Mobile

Como opção, o usuário pode acompanhar o horário de chegada e de partida dos ônibus através do aplicativo SIU MOBILE, disponível para smartphones que utilizam recursos de GPS.

O App pode ser baixado gratuitamente pelo usuário do transporte coletivo em Feira de Santana através do Google Play, seja para as plataformas Android, Windows, e também IOS, ou ainda pelo sítio eletrônico www.viafeira.com.br.

Ainda, folders explicativos são distribuídos nos ônibus e orientações estão sendo passadas por monitores nos terminais de transbordo.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]