UFBA prepara edição 2017 do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Logomarca da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Logomarca da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Vem aí o Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, que ocorrerá nos campi da Universidade Federal da Bahia de 16 a 18 de outubro de 2017. O evento se insere na tradição dos Seminários Estudantis de Pesquisa, iniciados na UFBA em 1981, tendo sido ampliado em anos recentes para acolher apresentações de participantes-bolsistas de diversos programas de natureza acadêmica. Nesta edição, cerca de quatro mil trabalhos científicos, culturais e artísticos serão apresentados por bolsistas de 15 programas da UFBA, segundo explica o professor Paulo Costa Lima, assessor especial da Reitoria e um dos responsáveis pela concepção e organização do evento.

Presidente da comissão de organização do evento, o professor Guilherme Bertissolo afirma que o  Congresso deste ano absorve e amplia a energia do Congresso da UFBA do ano passado, que celebrou os 70 anos da instituição. Algo perceptível nos próprios números: o total de inscritos já ultrapassa as inscrições do Congresso de 2016. Até 31 de outubro, 2.865 trabalhos foram submetidos à comissão, tendo sido aprovados 2.459. O total de inscritos atingiu 3.882. São esperadas entre 50 e 60 mesas temáticas. As inscrições ainda podem ser feitas no site do Congresso.

Reunião de reitores

Em 2017, o evento passa a abrigar outras vertentes, como a reunião dos reitores de diversas universidades brasileiras, o bem-sucedido projeto UFBA Mostra Sua Cara, voltado a aproximar alunos do ensino médio da Universidade, e uma prévia do Fórum Social Mundial – que será realizado em março de 2018, também nos campi da UFBA.

Os reitores estarão na UFBA no dia 17 de outubro participando da reunião ordinária do Conselho da Andifes – no qual têm assento todos os reitores de universidades federais. Já o Fórum Social Mundial, representado por diversas organizações brasileiras e de outros países, apresentará seis mesas que abordarão temas como a integração latino-americana, democracia e comunicação, a nova onda de intolerâncias, a revolução dos gêneros, culturas em resistência e luta e a precarização do trabalho.

Estudantes de escolas secundárias da cidade também estarão presentes no Congresso, em mais uma edição do projeto UFBA Mostra Sua Cara, evento que vem estreitando os laços da universidade com os meninos do ensino médio, familiarizando-os com os cursos e as oportunidades científicas, de empreendedorismo e de assistência estudantil da UFBA. O Congresso também manterá o formato do Congresso da UFBA 2016, com as atividades acadêmicas acontecendo pelas manhãs e tardes, e os eventos artístico-culturais de congraçamento se concentrando nos finais de tarde.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113711 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]