UEFS inicia a primeira turma do mestrado profissional em Ciências Ambientais

Aula Inaugural do Mestrado da Universidade Estadual de Feira de Santana.
Aula Inaugural do Mestrado da Universidade Estadual de Feira de Santana.
Aula Inaugural do Mestrado da Universidade Estadual de Feira de Santana.
Aula Inaugural do Mestrado da Universidade Estadual de Feira de Santana.

A Universidade Estadual de Feira de Santana deu início, nesta sexta-feira (15/09/2017), às atividades da primeira turma do curso de Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino de Ciências Ambientais (Profciamb). A aula inaugural contou com a presença do reitor Evandro do Nascimento Silva, do sub-secretário de Educação do Estado da Bahia e professor da Uefs, Nildon Pitombo, e de Tadeu Malheiros, professor da USP e coordenador da Rede Nacional.

Nesta primeira turma, a Uefs aprovou a matrícula de 16 alunos. O reitor da Uefs, Evandro do Nascimento, afirmou que o curso é uma oportunidade para aqueles que pretendem se inserir no mercado de trabalho, inclusive do setor público, contribuindo, dentre outros, com práticas pedagógicas que visem o desenvolvimento sustentável, mas com possibilidade, também, de seguir a carreia acadêmica.

O coordenador nacional do Profciamb, Tadeu Malheiros, destacou a possibilidade de integração e diálogo entre os pesquisadores, professore e alunos, dos nove polos do programa instalados no país. Ele destacou a interiorização das instituições envolvidas e o atendimento a demandas sociais, além do apoio da Agência Nacional de Águas (ANA) que destinou recursos da ordem de R$ 3 milhões ao programa.

A coordenadora do Mestrado na Uefs, professora Joselisa Maria Chaves, fez referência ao esforço dos agentes envolvidos na implantação do curso na Instituição. Conforme afirmou, foi um desafio superado com esforço, o qual será retribuído no processo de ensino, pesquisa e extensão dos professores e alunos, “que com certeza farão a diferença”.

O Proficiamb foi aprovado no âmbito da Capes no final de 2015 e integra nove Universidades de todas a regiões do país: as Universidades Federais do Paraná (UFPR), de Brasília (Unb), Pernambuco (UFPE), Sergipe (UFSE), Amazonas (Ufam) e do Pará (UFPA) e as Universidades Estaduais de Maringá (UEM) e de São Paulo (USP), além da Uefs.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110081 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]