UEFS fica em primeiro lugar dentre as universidades estaduais da Bahia

Pórtico de acesso aos campi da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
Pórtico de acesso aos campi da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
Pórtico de acesso aos campi da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
Pórtico de acesso aos campi da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) se destacou no Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado esta semana pelo Jornal Folha de São Paulo. De acordo com a pesquisa, a Uefs ocupa a primeira colocação entre as universidades públicas estaduais. Na avaliação geral, obtém a segunda colocação no estado da Bahia, dentre instituições públicas e privadas, estando a frente dela apenas a Universidade Federal da Bahia (Ufba). No cenário nacional, a Uefs aparece na 63ª posição do ranking.

Nas avaliações específicas, que fazem parte do conceito geral do RUF, alguns cursos da Uefs se destacam nacionalmente. O curso de Odontologia, por exemplo, é indicado pelo ranking como o 9º melhor do país, no quesito “Avaliação Docente” e o 14º na avaliação geral. Já o de Farmácia é o 12º em qualificação docente e o 26º melhor curso do Brasil.

O reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento, encara os resultados com uma importante reflexão. “Apesar dos cortes orçamentários, da perda de docentes com titulação de mestre e doutor devido a aposentadorias, do impacto da redução de verbas de pesquisas oriundas da Capes, da Fapesb e do CNPq, a Uefs segue como uma universidade de boa reputação acadêmica. Mas é preciso fazer um alerta: essa situação adversa não sustentará essa reputação indefinidamente. É preciso reverter o ciclo recente de financiamento inferior ao necessário”, disse.

O ranking avalia, anualmente, os cursos de graduação de universidades e faculdades públicas e particulares de todo o Brasil. Como nos anos anteriores, 195 instituições fazem parte da avaliação, feita com base em dados nacionais e internacionais, além de análise dos seguintes aspectos: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108248 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]